O Parque Ambiental da Alfarrobeira, situado em S. Brás de Alportel, é constituído por uma Central de Valorização Orgânica e por um Sistema de Tratamento de Compostagem de Verdes.
De acordo com uma denúncia que a Câmara Municipal de S. Brás de Alportel fez chegar ao Grupo Parlamentar do PCP, o funcionamento do Parque Ambiental da Alfarrobeira tem provocado maus cheiros e pragas de insetos, pondo em causa a qualidade de vida das populações das áreas envolventes.
A Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, que explora o referido parque ambiental, informou em comunicado que irá implementar um plano de ação para eliminar os maus cheiros e as pragas de insetos originados no Parque Ambiental da Alfarrobeira.
Pelo exposto, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais aplicáveis, solicita-se ao Governo que, por intermédio do Ministério do Ambiente, preste os seguintes esclarecimentos:
1. Como avalia o Governo o plano de ação que a Algar – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos se propõe implementar para eliminar os maus cheiros e as pragas de insetos originados no Parque Ambiental da Alfarrobeira?
2. Que acompanhamento o Ministério do Ambiente está a fazer desta situação, no sentido de garantir que a qualidade de vida das populações das áreas envolventes não é posta em causa por problemas de funcionamento do Parque Ambiental da Alfarrobeira?
Palácio de São Bento, quarta-feira, 14 de Junho de 2017
Por: PCP