CHALGARVE INVESTE NAS ÁREAS DA CARDIOLOGIA DE INTERVENÇÃO E DA IMAGIOLOGIA

15:33 - 26/07/2017 SAÚDE
Na sequência do Plano de Investimentos apresentado no início do ano, em janeiro, os membros do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve procederam hoje, dia 20 de junho, a uma visita de trabalho a duas das áreas onde os respetivos investimentos já se encontram concretizados.

A visita revestiu-se de especial importância uma vez que se tratam de duas áreas de extrema importância para a prestação de cuidados de saúde diferenciados, especialmente no apoio à Via Verde Coronária, e na área dos meios complementares de diagnóstico, como é o caso da Imagiologia/Radiologia.

Com um investimento total de cerca de 430 mil euros, a Cardiologia de Intervenção foi uma das áreas prioritárias definidas pelo Conselho de Administração para iniciar a requalificação e reposição da capacidade técnica do Centro Hospitalar do Algarve através do upgrade do equipamento de Hemodinâmica, um equipamento vital para garantir a continuidade da prestação de cuidados de saúde diferenciados nesta especialidade e, mais especificamente, no apoio à única unidade do Algarve com Via Verde Coronária.

A intervenção consistiu essencialmente na reabilitação e atualização da atual plataforma tecnológica instalada no laboratório de hemodinâmica para a tecnologia mais recente no mercado com melhores especificações ao nível da capacidade térmica e taxa de dissipação, justificando uma melhor performance durante a realização de exames, uma imagem com maior resolução e eliminando a necessidade de paragens durante os exames para arrefecimento da ampola. Como explicou o médico Victor Brandão, coordenador da unidade de Hemodinâmica, “este é um equipamento de última geração e este modelo é o terceiro instalado no mundo. Em termos de equipamento estamos à frente”. Destacando as vantagens e especificidades técnicas do equipamento, o cardiologista sublinhou a importância do investimento, pois o atual equipamento veio substituir um equipamento que já se encontrava obsoleto e com 14 anos de trabalho intenso.

Quanto aos dois principais investimentos em curso no Serviço de Radiologia da unidade de Faro do CHAlgarve consistem no upgrade da Ressonância Magnética e nas obras preparatórias para a instalação de um novo aparelho de Tomografia Computorizada (TC).

No que respeita à Ressonância Magnética trata-se de um “investimento global de 400 mil euros que permitirá a realização dos exames de forma mais agilizada e com maior produtividade, bem como a realização de técnicas de exame de maior complexidade diagnóstica que, atá à data, não eram realizadas no CHAlgarve”, como explicou o médico radiologista Jorge Pereira, coordenador do serviço de Imagiologia da Unidade de Faro.

Quanto ao segundo investimento, a instalar no final de 2017, trata-se de um equipamento de Tomografia Computorizada (TC) de última geração, com 128 cortes, num investimento de cerca de 500 mil euros, o qual irá permitir a realização de exames especiais nas áreas de Pediatria, Angiologia e Cardiologia, que a partir dessa data podem ser realizados no CHAlgarve, sendo simultaneamente o único equipamento desta nova geração no Algarve.

Para além disso, este equipamento irá evitar que o CHAlgarve tenha que recorrer aos exames realizados no exterior, nomeadamente nos períodos de paragem do outro equipamento de TC de 16 cortes atualmente em funcionamento, representando uma poupança anual de cerca de 300 mil euros.

Para o Presidente do Conselho de Administração, Joaquim Ramalho, “estes são investimentos muito significativos e essenciais para a melhoria da prestação de cuidados, uma vez que se tratam da substituição e modernização de equipamentos que se encontravam esgotados e limitados do ponto de vista técnico e que agora mereceram a devida atualização e substituição, permitindo uma melhor performance dos serviços, uma vez que dispõe de equipamentos com as mais recentes especificações técnicas, bem como para os utentes que podem usufruir desses equipamentos que permitem uma maior qualidade diagnóstica e uma maior fluidez na realização dos exames”.

Esta é apenas a parte já concretizada do plano de investimentos apresentado no início do janeiro no qual a administração sinalizou à Tutela cerca de 19 milhões de euros de investimento necessários para o triénio 2017-2019 no sentido de repor a capacidade técnica do Centro Hospitalar do Algarve nas mais diversas áreas e criar as condições para o seu desenvolvimento.

Radiologista Jorge Pereira explica as principais características do novo equipamento

 

Joaquim Ramalho, presidente do Conselho de Administração, e a vogal executiva Teresa Machado Luciano visitaram a Unidade de Hemodinâmica.

 

Novo equipamento de Ressonância Magnética

 

Por: CHAlgarve