O Presidente da Câmara Municipal de Almodôvar, António Bota reuniu esta quarta-feira, 26 de julho, em Évora, com o Exmo. Sr. Secretário de Estado do Ambiente, Eng.º Carlos Martins, com o diretor da Agência Portuguesa do Ambiente Dr. André Matoso, entre outros responsáveis pela gestão dos recursos hídricos na região e no país.
A reunião teve como objetivo encontrar soluções para que sejam minimizados os danos produzidos pela seca que tem assolado o nosso país e em particular o Baixo Alentejo.
A nossa região está neste momento a sentir graves problemas, que já estão ao nível da grande seca que se fez sentir em 1955, sendo neste momento classificada como seca moderada a severa. O nível de chuvas ocorridas no concelho de Almodôvar, no último outono / inverno foi drasticamente baixo e estamos a atravessar um verão com temperaturas elevadas, na maioria dos dias próximas dos 40 graus, o que ainda torna mais difícil a situação que vivemos.
Assim, é necessário que se tomem medidas imediatas, para impedir que a situação de seca se agrave ainda mais, e para evitar que ainda neste verão venham a existir problemas no abastecimento público às populações.
Por este motivo, o presidente da Câmara Municipal apela aos residentes no concelho de Almodôvar, que evitem gastar água desnecessariamente, nomeadamente na lavagem de espaços e viaturas, que tenham um consumo de água moderado nos jardins, que façam uma rega pouco prolongada e preferencialmente durante a noite, que o enchimento de piscinas particulares seja evitado o máximo possível e que os banhos e duches sejam efetuados com a maior brevidade possível, para evitar desperdícios deste bem fundamental à nossa vida.
Na reunião de quarta-feira, foram também efetuadas algumas solicitações por parte do Presidente da Câmara Municipal, particularmente ao Sr. Secretário de Estado, nomeadamente as seguintes: Que os processos de licenciamento de novos furos da autarquia sejam mais céleres; foi pedido um apoio na ligação da Barragem do Monte Clérigo à rede de águas públicas, para que esta albufeira seja uma reserva alternativa e com qualidade; foi ainda solicitada a ligação de trasfega de água da Barragem do Roxo à Barragem do Monte da Rocha, que abastece Almodôvar, e cujos níveis são bastante baixos. Por fim, foi abordado o tema da construção de uma barragem para abastecimento e reserva na Ribeira de Oeiras, projeto que já foi alvitrado nos anos 80 e que continuamos a considerar de maior importância, e face aos ciclos de seca que atravessamos, julgamos ser mesmo uma necessidade que pode servir Almodôvar e apoiar o abastecimento de água para Mértola.
Por: CM Almodôvar