PS MONCHIQUE | CENTRO DE RECURSOS E PROTECÇÃO CIVIL NÃO PASSOU DO VIRTUAL

16:38 - 31/07/2017 POLÍTICA
As catástrofes a que ano após ano vamos assistindo no que respeita a incêndios florestais, com particular preocupação para a permanente exposição ao risco por parte das populações, bem como as ocorrências que este ano se têm verificado em especial na zona centro do país, motivam a Concelhia de Monchique do Partido Socialista para lembrar que muito pouco se tem feito quer na prevenção, quer no reforço das condições para respostas imediatas e eficazes.

O PS entende que os incêndios são resolvidos quando são evitados. É na prevenção que deve, desde logo, ser feito o maior investimento: desmatações, limpezas de faixas de proteção, sensibilização e vigilância, entre outras ações que permitam evitar o despoletar de focos de incêndio.

A situação existente no concelho de Monchique é preocupante, na medida em que, por exemplo, há vários quilómetros de estradas onde não houve desmatação nas bermas.

O PS entende que a Câmara Municipal deveria ter tido um papel ativo e determinante na eliminação daqueles focos de risco. Foi muito pouco aquilo que a edilidade fez. Aliás, esse é o registo do atual presidente da Câmara, anunciar e divulgar que faz, mas não faz.

A este propósito e também relacionado com a proteção civil lembramos que Rui André anunciou no já distante ano de 2013 que os projetos de especialidades estavam concluídos e que no decurso do verão daquele mesmo ano (2013) se previa «o arranque da obra do centro de recursos». Na mesma comunicação tinha adiantado que o equipamento a construir em Semedeiro (Monchique) teria várias valências: um centro de recursos e proteção civil, uma unidade de formação da Escola nacional de Bombeiros e um novo heliporto (com capacidade para helicópteros pesados e de passageiros).

O presidente da câmara Rui André chegou mesmo a adiantar que o equipamento tinha «financiamento do QREN de 85%» e, acrescentou, «já aprovado». Entretanto, com o QREN já encerrado, talvez esta comparticipação tenha sido perdida; isto se terá alguma vez sido aprovada.

O PS considera que um equipamento que permita melhorar condições aos bombeiros e proteção civil para garantir melhores respostas e mais segurança às populações, aos seus bens e ao território será sempre merecedor da maior atenção e todos os esforços para a sua concretização. Razão pela qual, o PS considera inaceitável a forma ligeira e passiva com que Rui André terá imprimido neste projeto virtual, tal como já nos vem habituando noutros, como o Pavilhão Multiusos e a Casa de Abate, obras virtuais que apenas servem para a sua promoção na comunicação social.

Destas informações que o Rui André foi trazendo já pouco parece fazer sentido, já muito pouco parece ser real e correto. A política deve ser feita com as pessoas e para as pessoas! A política deve ser marcada pela verdade! É preciso dizer basta! É preciso pôr termo a divagações virtuais e de construir soluções reais para as pessoas e para o território!

 

Por: PS Monchique