I Liga 17/18: Portimonense vai lutar pela manutenção após afastamento de seis anos

16:16 - 04/08/2017 DESPORTO
O Portimonense inicia na segunda-feira a participação na I Liga portuguesa de futebol, após seis anos de ausência, agora sob o comando de Vítor Oliveira, o treinador conhecido pelo «rei das subidas», definindo a manutenção como objetivo.

O campeão da II Liga da época 2016/2017 prepara a 15.ª presença no escalão principal do futebol português, com um orçamento a rondar os dois milhões de euros e várias alterações no plantel.

Para assegurar a manutenção o mais rápido possível, o emblema algarvio, que manteve a maioria dos jogadores da época passada, ainda não fechou o plantel e continua no mercado à procura de reforços.

O treinador Vítor Oliveira, de 63 anos, que alcançou ao serviço do Portimonense a 10.ª subida à I Liga e a quinta consecutiva da sua carreira, prescindiu dos serviços de Zambujo, Ivo Nicolau, Buba, Hudson, Luís Mata, Fidelis Irhene e Gleison.

Por outro lado, chegaram ao clube Hackman (ex-Desportivo das Aves), Rúben Fernandes (ex-Sint-Truiden), Felipe Macedo (ex-Góias), Rui Costa (ex-Varzim) e Inácio dos Santos, cedido pelo FC Porto a título de empréstimo.

O treinador, que raramente continuou ao serviço da equipa pela qual subiu de escalão, decidiu-se pela continuidade no clube onde terminou a carreira e jogador e iniciou a de treinador em 1985/86 do século passado.

Para a nova etapa no escalão principal do futebol português, o Portimonense apresenta-se com um estádio renovado, depois dos melhoramentos das bancadas e do sistema de rega e drenagem, um novo relvado e um parque de estacionamento.

A campanha de pré-temporada não foi positiva para o emblema algarvio, ao somar apenas duas vitórias com o Varzim (2-1) e Farense (2-0) e cinco derrotas com o Marítimo (4-1), Sheffield Wednesday (1-0), Louletano (2-1), Vitória de Guimarães (7-5, no desempate por pontapés da marca penalidade depois de um empate 3-3 no final do tempo regulamentar) e FC Porto (5-1).

Além do saldo negativo de resultados da pré-epoca, os algarvios viram-se confrontados com afastamento do avançado Pires, melhor marcador da II Liga da época 2016/17, que fraturou o maxilar no confronto com o Sheffield Wednesday, orientado pelo português Carlos Carvalhal, lesão que o afasta do início da temporada.

O Portimonense que obteve a sua melhor classificação (5.º lugar) no escalão principal do futebol português (1984/1985), inicia na segunda-feira a participação no campeonato 2017/2018, com a receção ao Boavista

 

Por: Lusa