PS Monchique | «CENTRO INTERPRETATIVO DA FÓIA NÃO FOI MAIS DO QUE VIRTUAL»

11:14 - 07/08/2017 POLÍTICA
Numa fase do ano em que muitos turistas visitam Monchique e em particular a Foia, relembramos mais uma promessa não cumprida do atual executivo camarário de Monchique – O Centro Interpretativo da Fóia.

Em 16 de Abril de 2012, o jornal online Sul Informação publicava uma notícia onde dava conta que «A Fóia é conhecida por ser um miradouro do Algarve mas, de Monchique, pouco se vê do topo dos 902 metros de altura. No entanto, em breve, isto vai mudar. A Fóia passará a ser também um miradouro privilegiado sobre os costumes, as tradições, a fauna e a flora do concelho onde se ergue o ponto mais alto a sul do Tejo, com a abertura ao público de um centro interpretativo, que foi apresentado na passada sexta-feira.»

Na mesma notícia era citado Rui André, presidente da Câmara que referindo-se ao Centro Interpretativo, que disse que «esta era uma ideia que tem vindo a ser maturada e está, nesta fase, em concurso público, logo temos seis meses para a sua execução. No limite desse tempo teremos esse espaço aberto ao público.»

O PS Monchique não podia deixar passar em vão mais uma promessa não cumprida do presidente Rui André, à imagem do pavilhão multiusos, casa de abate e centro de recursos, já denunciados anteriormente.

O PS Monchique considera que o Centro Interpretativo poderia até ser projecto que interessante para a divulgação e enfatização dos valores ambientais e patrimoniais do concelho, para a promoção turística e para a dinamização económica concelhia, razão pela qual lamenta a forma ligeira e a falta de interesse que Rui André atribuiu à iniciativa.

Os Monchiquenses merecem mais do que alguém que se compromete em 2012 com uma iniciativa que estaria pronta em seis meses e que passados 5 anos não deu um único passo. Rui André não só não concretizou o projeto nas instalações municipais já existentes na Fóia, como nem tão-pouco acarinhou os artesãos que ocupam parte daquele espaço expondo os seus produtos, onde é nítida a falta de condições e de atenção e apoio do Município.

Este é mais um dos muitos exemplos de falta de rigor e de responsabilidade de Rui André que o fazem deixar uma marca: um autarca que fez uma mão cheia de nada e que não cuidou do que encontrou feito.

Monchique merece melhor!

 

Por: PS Monchique