A INTELIGÊNCIA FUTEBOLÍSTICA DE TIAGO FIGUEIREDO

06:28 - 21/08/2017 OPINIÃO
por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Nome: Tiago Antunes Figueiredo

Ano nascimento: 2005 (31 março)

 

 

Tiago Figueiredo é um daqueles jogadores que todos os treinadores adoram ter na sua equipa. Dedicado, abnegado e ávido de conhecimento, “Figa” (como é carinhosamente tratado pelos amigos) tem tido uma progressão digna de registo, o que, sendo motivo de satisfação para os técnicos pela qualidade do trabalho desenvolvido, não pode deixar de ser motivo de orgulho para o jogador porque subentende que está a cumprir os objetivos a que se propôs – e até a superá-los, acrescentamos nós.

Na verdade, “Figa” quer jogando a central, a médio ou, até, na ala direita, desempenha eficazmente as funções que lhe são solicitadas graças, sobretudo, ao elevado grau de inteligência que norteia as suas exibições. Entendendo o jogo e a sua dinâmica como poucos o conseguem na sua tenra idade, evidencia-se pela facilidade com que influencia o jogo da sua equipa, abrindo-o a atacar e fechando-o a defender com a precisão de um relógio suíço. Ou, dito de outra maneira, “Figa” é exímio na arte de oferecer linhas de passe aos companheiros e, inclusive, no processo ofensivo, de criar espaços vazios de utilidade extrema, assim como bloqueia com mestria as investidas atacantes adversárias, como se tivesse reduzido as dimensões do campo.

Enfim, não sendo um solista, Tiago Figueiredo assume-se como um equilibrador do jogo da sua equipa, isto é, um jogador de uma utilidade extrema e que alargará os horizontes na época que agora se inicia (como Infantil A passa a jogar Futebol 9).

É a inteligência em movimento em prol da arte de bem jogar futebol.