Jogos Olímpicos da Juventude
A participação do ciclismo português nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, China, começou neste domingo, com Tiago Antunes a conseguir a 14.ª posição na prova de eliminação BTT.
Apesar de ser um corredor de estrada, Tiago Antunes defendeu-se bem na estreia, na disciplina de eliminação BTT, com o 14.º lugar a significar um posto sensivelmente a meio da tabela no apuramento. Na mesma disciplina, mas no setor feminino, Ana Lopes, foi a 26.ª classificada. Os dois corredores acabaram por ser eliminados nas respetivas mangas dos oitavos de final. Os checos dominaram, com vitória de Jan Rajchart, em masculinos, e de Barbora Prudkova, em femininas.
Os dois ciclistas portugueses voltam amanhã a competir, na prova de contrarrelógio, em estrada. Ana Lopes parte às 2h06, Tiago Antunes deixa a rampa de lançamento às 3h27. Ambos os horários estão de acordo com a hora de Portugal Continental.
As provas de ciclismo dos Jogos Olímpicos da Juventude visam incentivar a experiência dos corredores em diferentes vertentes e disciplinas da modalidade. Por isso, cada equipa, constituída por dois corredores, tem de participar no seguinte conjunto de provas: prova de fundo em estrada, contrarrelógio em estrada, cross country olímpico, eliminação em BTT e BMX.
Ambos os elementos da equipa participam na prova de fundo em estrada. Cada um dos elementos tem de participar em duas das restantes disciplinas, fazendo com que o país esteja representado em todas as provas. A classificação final reflete o resultado combinado de todas as corridas.
A equipa masculina portuguesa é formada por Tiago Antunes e Bruno Machado. Ana Lopes e Ana Silvestre formam a equipa feminina.
Por: UVP-FPC