No último dia da FATACIL 2017 foi apresentado o projeto do Parque Urbano Municipal

16:25 - 30/08/2017 LAGOA
O Parque Municipal de Feiras e Exposições de Lagoa será alvo de requalificação, transformando-se num parque de uso permanente, onde se realizará a FATACIL – como habitualmente – e outros eventos, com uma nova imagem.

No passado dia 27, o stand do Município de Lagoa, à entrada da FATACIL, foi o palco para a apresentação do projeto do novo Parque Urbano Municipal, através de quatro painéis em cavaletes, uma maqueta em 3D e um monitor para projeção.

Numa curta intervenção em que saudou todos os presentes, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins, disse que “Esta é a definição da estratégia do que irá ser o Futuro Parque Urbano de Lagoa, naturalmente que se trata de uma aposta ambiciosa que gradualmente irá ser concretizada de forma a não inviabilizar as futuras edições da Fatacil nem tão pouco comprometer as finanças da autarquia”, adiantando que “um projeto de obra para 7 milhões de euros e um prazo de execução de 4 anos, terá de ser dimensionado para o seu faseamento, mas que no fim garantidamente dará uma nova visibilidade à zona sul de Lagoa. Estamos a trabalhar para devolver esta área aos lagoenses como desde logo o assumimos” e referindo que a ligação da cidade ao Parque Urbano será feita por uma ponte pedonal e ciclável, como forma de acesso mais segura e rápida.

O projeto define áreas modais de utilização variável a fim de poder receber vários eventos de caraterísticas diferentes, apresentando propostas que permitirão uma mais fácil exploração não só no dia a dia mas também na realização de eventos com grande número de visitantes:

– A relocalização dos edifícios de restauração e de secretariado, este com sala de imprensa e pequeno auditório;

– A ampliação do picadeiro e alteração de estruturas para todo o tipo de provas de equitação;

– A reestruturação do parque desportivo, com inclusão de uma pista de patinagem;

– A integração do campo Josino da Costa, com ampliação da bancada, novos balneários, áreas técnicas e a dotação de um relvado sintético complementar ao atual.

E porque o parque é para utilização diária por parte dos residentes e visitantes, toda a sua extensão será circulável em permanente contacto com zonas verdes, sombra, água e áreas de lazer e desporto.

O projeto apresentado tem, contudo, um objetivo pensado que é o de manter as caraterísticas da FATACIL, que anualmente ali se realiza. Terminada que foi a 38ª edição – com procura intensa de expositores e elevado número de visitantes – importa agora pensar em termos futuros, quanto à dimensão, mais qualidade e projeção do evento, integrado já no futuro Parque Urbano Municipal de Lagoa.

 

Por: CM Lagoa