PAN visita hortas sociais de Loulé

12:54 - 09/09/2017 POLÍTICA
O PAN visitou o local da cidade onde tem lugar o projeto «Hortas Sociais de Loulé», uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé que procura dar às pessoas economicamente mais desfavorecidas a oportunidade de poderem produzir os seus próprios alimentos.

Para Rosa de Sousa, cabeça de lista das candidaturas à Assembleia Municipal de Loulé e à Junta de Freguesia de Almancil, trata-se de um projeto “muito importante em que se vê, no tratamento que cada pessoa dá ao seu talhão, que é acolhido com dedicação e brio”. Mas a candidata também entende que não é correto que este tipo de projetos fiquem só associados a uma ideia de apoio social, isto é, “que se pense que estes projetos são importantes apenas para as pessoas que financeiramente deles precisam

A oportunidade de plantar os próprios alimentos é um caminho para um estilo de vida mais saudável e sustentável para todas as pessoas”.

Quando questionada sobre o que se pode fazer de diferente ou a mais, Rosa de Sousa enumera várias propostas, como “transitar do conceito de hortas sociais para hortas urbanas e comunitárias; aproximar as hortas ao centro das localidades, por exemplo através da criação de pequenas hortas, pomares e jardins comestíveis no interior dos quarteirões, também para preservar a biodiversidade; abranger as freguesias mais urbanas como S. Clemente, S. Sebastião, Almancil e Quarteira; permitir a atribuição dos talhões a grupos organizados, como coletividades, associações, lares e escolas; promover e conceder a formação necessária para que a produção nas hortas seja exclusivamente biológica e criar mecanismos de escoamento ou de pequenos mercados juntos às áreas das hortas, também como forma de promover o consumo de produtos sazonais e até de dinamizar instrumentos de economia local como moedas sociais e comunitárias que podem contribuir para a independência financeira de todos”.

 

Por: PAN