A Paisagem Natural da Orla Costeira foi a vencedora das «Maravilhas do Património de Lagoa»

10:25 - 06/09/2017 LAGOA
No ano em que o lema do Concelho é o «Património – Olhar o Passado Rumo ao Futuro», a Gala das «Maravilhas do Património de Lagoa» levou ao Centro de Congressos do Arade no Parchal, no passado dia 2 de setembro, muitas pessoas de todas as idades, o que é digno de registo.

Na abertura da Gala, um grupo de jovens lagoenses dançaram, antecedendo a projeção de um filme promocional do Concelho, como introdução à saudação do Presidente da Câmara Municipal, Francisco Martins, que disse: “No ano passado estivemos aqui nesta maravilhosa sala de espetáculos onde regressamos este ano no âmbito do nosso Património. Acabamos de ver o filme promocional do Concelho de Lagoa e ainda ontem me perguntavam o que mais gosto no Concelho de Lagoa e eu respondi gosto do seu todo só por si ele é lindo”, expressando o “reconhecimento e agradecimento às Associações e Coletividades que responderam de imediato à ideia de elegermos as maravilhas do Concelho de Lagoa abraçando desde logo a vontade de promover a “sua” maravilha de que aceitaram ser “padrinhos” e que agora vão ver o resultado do seu empenho nessa missão”. Realçou também a importância destas imagens da beleza de Lagoa que “nos orgulham e servem de representação do nosso Concelho lá fora como convite a que venham visitar Lagoa, que os receberemos de braços abertos como os Lagoenses sabem receber”. Por fim, não quis deixar de agradecer “a todos os jovens e crianças que esta noite irão desfilar nesta Gala, eles que garantem o futuro de Lagoa, e que por isso os queremos envolvidos com o nosso património e identidade, desfrutem agora de um maravilhoso espetáculo”.

Uma a uma foram desfilando as dez “Maravilhas” selecionadas – intercaladas com apontamentos musicais, de dança e humor – apresentadas por jovens acompanhados pelos “padrinhos”, representando as diversas estruturas associativas do Concelho convidadas como promotoras na defesa da sua “Maravilha”: Paisagem Natural da Orla Costeira, Promontório da Senhora da Rocha, Igreja da Nossa Senhora da Encarnação (Porches), Convento de S. José (Lagoa), Igreja da Nossa Senhora da Luz (Lagoa, Igreja de Santiago (Estômbar) Parque Municipal do Sítio das Fontes, Capela de Santo António (Mexilhoeira da Carregação), Casco Urbano Tradicional de Ferragudo.

Mais importante do que a ordem em que foram votadas foi o fato de dar a conhecer o que de maravilhoso tem o Concelho de Lagoa, os sítios e os monumentos que complementam as famosas praias que embelezam a sua costa e que são um convite para uma visita. Em 2017 falamos de Património, da sua importância, preservação e salvaguarda, pois é só por si o reflexo histórico, no presente, que temos o dever de transmitir intacto às gerações futuras.

Das muitas maravilhas que o Concelho possui foram selecionadas dez, votadas cinco e, apesar do Presidente da Câmara Municipal ter afirmado que “todas as “Maravilhas” deveriam estar em primeiro lugar ex-aequo porque de facto são todas elas de uma beleza invulgar”, a vencedora final foi a “Paisagem Natural da Orla Costeira”.

 

Por: CM Lagoa