Autárquicas: Candidato do PAN a Faro coloca foco na mobilidade no dia sem carros

14:21 - 22/09/2017 POLÍTICA
O candidato do PAN à Câmara de Faro, Paulo Baptista, realizou hoje uma ação de campanha na zona da cidade velha por ocasião do Dia Sem Carros e colocou o foco na mobilidade como área de intervenção a melhorar.

A ação contou com a participação do deputado municipal de Lisboa eleito pelo Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), Miguel Santos, cuja experiência na autarquia da capital portuguesa Paulo Santos destacou como uma referência a seguir para introduzir alterações a partir de dentro das instituições.

“Estamos na semana da mobilidade, hoje, na Vila Adentro, na cidade velha, é o dia sem carros e as questões da mobilidade são centrais para o PAN e é um dos problemas que identificámos na cidade de Faro”, disse Paulo Baptista à agência Lusa.

O candidato, que percorreu a Vila Adentro distribuindo panfletos junto da população com cerca de uma dezena de apoiantes, defendeu a adoção de “um plano de adaptação às alterações climáticas”, que coloque o foco “na mobilidade”, mas também como “na eficiência energética”, nas “zonas verdes” e até na forma como os cidadãos se comportam “como consumidores conscientes”.

“É importante reduzir o número de automóveis na cidade. Faro é dominada por carros e, nesse aspeto, precisamos de criar condições para que as pessoas deixem de utilizar tanto o automóvel e passem a utilizar os transportes públicos, por exemplo, mobilidade suave, como são as bicicletas, andar a pé, e para isso precisamos de criar redes de ciclovias e melhorar as acessibilidades para que as pessoas possam circular na cidade sem ser apenas de automóvel”, precisou.

Paulo Baptista qualificou Faro como “uma das seis cidades mais poluídas do país” e considerou como “fundamental reduzir o nível de poluição”, mas também aumentar a eficiência energética dos edifícios camarários com “uma transição para energias renováveis sempre que possível” ou passar “gradualmente” a frota para veículos elétricos.

A “implementação de corredores verdes na cidade”, responder à “notória falta de cuidado na maioria dos espaços verdes” e “criar mais espaços” é também proposto pelo candidato, que quer impulsionar a “redução da pegada ecológica”, “promover hortas urbanas e projetos de agricultura local” para evitar que “os produtos não façam uma distância tão grande para chegar” até à população.

Além de Paulo Baptista (PAN), concorrem à Câmara de Faro Rogério Bacalhau (PSD/CDS-PP/MPT/PPM), que se recandidata a um segundo mandato consecutivo, António Eusébio (PS), António Mendonça (CDU), Maria Eugénia Taveira (BE) e Humberto Correia (Independente).

 

Por: Lusa