Autárquicas: Rogério Bacalhau (PSD) quer ver número de camas em Faro duplicado

16:33 - 27/09/2017 POLÍTICA
O candidato da coligação «Faro no Rumo Certo», encabeçada pelo PSD, disse hoje à Lusa que gostava que o número de camas turísticas no concelho de Faro pudesse duplicar, de 4.000 para 8.000, nos próximos quatro anos.

"Gostaria muito que no final do próximo mandato nós tivéssemos o dobro das camas que temos neste momento. Isso permitiria que muitas das pessoas que querem vir para Faro conseguissem vir para Faro e significaria que teríamos mais turismo e comércio associados a essa atividade", declarou.

Assumindo que a falta de alojamento é um dos problemas que existem no concelho, Rogério Bacalhau, cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM à Câmara de Faro, recordou que, há três anos, o concelho tinha menos de 2.000 camas, número que, entretanto, duplicou para 4.000.

Por outro lado, acrescentou, a estadia média de turistas aumentou de 1,8 noites, em 2013, para 2,3 noites, em 2016, assim como os proveitos em termos de alojamento, que há quatro anos rondaram os 11 milhões de euros e que em 2016 representaram quase 17 milhões de euros.

"O facto de termos mais oferta cultural e mais oferta comercial de qualidade leva a que as pessoas possam ficar mais tempo, infelizmente os preços são altos e a falta de alojamento é muito grande", indicou, sublinhando que "há muita coisa a ser preparada para aumentar o número de camas nos próximos anos no concelho".

Em declarações à Lusa, após uma visita ao município e ao museu municipal, Rogério Bacalhau notou que o papel da autarquia no sentido de promover o turismo passa, essencialmente, por acelerar os processos burocráticos necessários aos investimentos, assim como por melhorar o espaço público e o património.

"É muito importante que os investidores tenham confiança nos serviços do município para terem uma resposta adequada em tempo útil, porque ninguém espera dez anos para fazer um investimento a construir um hotel", ilustrou.

O candidato e presidente da Câmara deu como exemplo o projeto de um hotel que vai começar a ser construído nos antigos cinemas de Faro e que foi aprovado pelos serviços da Câmara em menos de um mês.

Concorrem à Câmara de Faro Rogério Bacalhau (PSD/CDS-PP/MPT/PPM), que se recandidata a um segundo mandato consecutivo, António Eusébio (PS), António Mendonça (CDU), Maria Eugénia Taveira (BE), Paulo Baptista (PAN) e Humberto Correia (Campanha do Amor).

 

Por: Lusa