É já de 3 a 12 de novembro que decorre o III Encontro Internacional Poesia a Sul – Olhão 2017.
A iniciativa da Câmara Municipal, comissariada pelo poeta olhanense de projeção internacional Fernando Cabrita, tem a sessão inaugural marcada para as 18h00 do dia 3 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, ocasião onde o presidente da Autarquia, António Miguel Pina, apresentará o Encontro a jornalistas e convidados.
Depois do sucesso das duas primeiras edições, o evento assume em 2017 um caráter ainda mais internacional, com a presença de convidados de Marrocos, Cuba, Espanha, Brasil, República Dominicana, França, Irlanda, México, Porto Rico, Holanda, Vietname, Turquia, Argentina, Chile, Venezuela e, naturalmente, Portugal.
A lista de participantes, mais de meia centena de poetas, músicos, professores, conferencistas e tradutores, vindos de 16 países, representa uma oportunidade de divulgação da poesia contemporânea internacional e de contacto direto do público com os escritores que a criam e produzem, num cenário previligiado, como é a cidade de Olhão.
O Encontro Internacional Poesia a Sul, que desde de 2015 vem congregando poetas de vários países do mundo, surge, na 3ª edição, consolidado como um dos importantes festivais literários da atualidade, projeção refletida nas parcerias entretanto estabelecidas com o Festival Internacional de Poesia de Marraquexe, Marrocos, e o Encontro Literário Internacional Verso Adentro, de Aracena, Espanha.
O III Encontro Internacional Poesia a Sul – Olhão 2017 constitui, assim, uma oportunidade para que poetas das mais diversas origens e linguagens se encontrem para 10 dias de intercâmbio, partilha, palestras, debates, mesas redondas, apresentações de livros, leituras, homenagens, exposições e convívio, numa iniciativa que a organização pretende aberta à participação do público em geral.
O Encontro conta com um programa paralelo de animação diversificado e atrativo, a começar pelo espetáculo poético Impro-vérsatilis, de Alexis Diaz Pimienta e Charo Martin, marcado para o dia de arranque, às 22h30, no Auditório Municipal, e cuja receita reverte a favor da ADAPO – Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão.
A animação paralela volta a passar pelo Auditório Municipal no sábado, dia 11 de novembro, pelas 22h00, com o espetáculo “Poesia Homónima”, de Júlio Resende e Júlio Machado Vaz.
Também este ano, o Poesia a Sul tem encontro marcado com as escolas do concelho, com a iniciativa “Poetas e poemas do mundo”.
Por: CM Olhão