Festa em honra da Nossa Senhora da Luz, em Lagoa

13:11 - 25/08/2014 LAGOA
Numa organização da Paróquia de Lagoa, que conta com o apoio da Câmara - nomeadamente na logística e animação cultural - e da União de Juntas de Freguesia Lagoa e Carvoeiro, vai comemorar-se, no próximo dia 8 de setembro (segunda-feira, feriado municipal), o dia da sua santa padroeira, Nossa Senhora da Luz.

Uma terra rica em potencialidades agrícolas destaca-se, também, pela sua riqueza patrimonial com, entre outras, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz, que sofreu transformações ao longo dos tempos, muitas das quais foram determinadas por sucessivas reconstruções que os diversos terramotos exigiram. O maior de todos e que ficou eternizado na História de Portugal foi o de 1755, que arrasou toda a Vila, tirando a vida a muitas pessoas e destruindo inúmeros edifícios. Mas, em menos de um século, a igreja estava novamente de pé, reparada e bonita. Terminada a sua restauração, o templo foi consagrado a Nossa Senhora da Luz.

De notar que Nossa Senhora da Luz fez  a sua primeira saída em procissão, na então Vila de Lagoa, por decisão da Junta da Paróquia, a 9 de agosto de 1837.

A procissão da Nossa Senhora da Luz tão conhecida na região, arrasta consigo o peso de fortes tradições religiosas, acumuladas através dos anos e tem sido assumida como cartão de visita religioso deste concelho.

Ninguém que assista à solene procissão ficará indiferente ao fervor religioso do povo. É uma procissão algo imponente, apesar da simplicidade de que se reveste. Imagem e andor num conjunto equilibrado transmitem à cerimónia festiva a grandeza dos momentos espirituais, particularmente quando a imagem da Senhora da Luz, subindo vagarosamente a rua da Praça se despede do seu povo, regressando à Igreja Matriz, o que acontece todos os anos no mesmo dia.

A festa continua e o Largo dos Combatentes da Grande Guerra - fronteiriço à Igreja Matriz, junto à Biblioteca e Arquivo Municipal - transforma-se num animado ponto de encontro com muita música e animação, que este ano tem o seguinte programa:

- Dia 7.9.2014 – 22 horas: atuação do Padre Borga e sua Banda;

- Dia 8.9.2014 – 22 horas: atuação de Andreia Portilho, seguindo-se José Malhoa e suas bailarinas

As entradas são gratuitas. Haverá uma pequena feira e quermesse.

 

Por CM Lagoa