A exposição de fotografia Tochas, de Vasco Célio, é a segunda que apresentamos no âmbito do ciclo de arte contemporânea Um Certo Ponto de Vista: um projecto Artadentro que integra o programa cultural 365 Algarve.
Dizem (entre outras hipóteses), que há cerca de dois séculos, os habitantes de São Brás de Alportel, perante a aproximação de uma frota invasora e do perigo do saque, da destruição e da morte, socorreram-se de um ardil: à noite, ao longo da costa de frente ao mar, de tochas acesas nas mãos e outras enfileiradas cravadas no chão, convenceram o inimigo que eram muitos e preparados, levando-o a cancelar o desembarque e a seguir caminho. Desde então, este evento passou a ser festejado com alegria e exuberância, também com religiosidade, tendo a tocha original sido substituída pela simbólica tocha floral.
Agora, é não só a lenda mas também o fervor dos são-brasenses nesta celebração anual, o que motivou Vasco Célio a fazer o registo fotográfico exaustivo dos protagonistas da Procissão das Tochas Floridas: exclusivamente masculinos, em roupa de Domingo, sérios e convictos de arranjo floral em riste, celebrando a tradição e a vida...
Por: ARTADENTRO Arte
