Todos os anos, entre junho e setembro, o Município de Albufeira promove espetáculos ao ar livre para animar residentes e turistas nas noites de verão. O programa de Animação da Época Balnear tem também por objetivo dar a conhecer as tradições e costumes locais, através dos inúmeros concertos que decorrem semanalmente, no Largo Eng.º Duarte Pacheco, no centro da cidade.
Os concertos no Largo Eng.º Duarte Pacheco, em Albufeira, estão quase a chegar ao fim. Durante quatro meses, todas as quartas-feiras, residentes e turistas tiveram oportunidade de usufruir de espetáculos gratuitos, promovidos pela Autarquia. Pelo principal palco da cidade passaram ranchos folclóricos, alunos do Conservatório de Música de Albufeira, grupos de música popular e tradicional, espetáculos de dança e a Orquestra italiana GMO – Giovani Musicisti Ossolani que apresentou um repertório inspirado em bandas sonoras de filmes famosos e dos musicais mais populares de todos os tempos.
Para o próximo mês de setembro estão agendados os dois últimos concertos, a realizar pelas 21h30; dia 3 um espetáculo de Dança pela Associação Luel e no dia 10 música tradicional com o Grupo Entretenga.
A Associação criada em 2006 apresenta um espetáculo que vai dar a conhecer a performance dos seus alunos em Danças de Salão, Hip Hop, Danças Orientais e Ginástica Rítmica, modalidades em que já conta com vários campeões a nível regional e nacional.
No último dia, 10 de setembro, sobe ao palco o Grupo Entretenga, constituído por um grupo de professores de Albufeira, juntos desde 1996, com o objetivo de divulgar a música de raiz tradicional portuguesa. Em 2013 o Grupo apresentou o seu primeiro trabalho original intitulado “Albufeira”.
Com este espetáculo o programa de Animação de Época Balnear do Município de Albufeira despede-se até ao próximo ano.
Por CM Albufeira