Inauguração das instalações da Proteção Civil Municipal, em Lagoa

13:24 - 03/09/2014 LAGOA
Num protocolo entre a Câmara Municipal e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagoa, passa a ser possível a partir de agora a Proteção Civil Municipal estar dotada de local permanente para a coordenação da sua atividade, num Concelho onde a sua intervenção tem sido tão importante e meritória. No próximo dia 8 de setembro, pelas 11 horas, vão ser inauguradas as instalações da Proteção Civil Municipal, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Lagoa.

As novas instalações - separadas fisicamente do Quartel dos Bombeiros - terão uma secretaria, sala de reuniões, equipamento apropriado, um administrativo e um operacional, para além do respetivo Comandante Operacional Municipal.

A proteção civil é a atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas, com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram. A atividade de proteção civil tem caráter permanente, multidisciplinar e plurissectorial, cabendo a todos os órgãos e departamentos da Administração Pública promover as condições indispensáveis à sua execução, de forma descentralizada, sem prejuízo do apoio mútuo entre organismos e entidades do mesmo nível ou proveniente de níveis superiores.

O sistema municipal de Lagoa baseia-se na seguinte estrutura: Presidente da Câmara Municipal, que preside à Comissão Municipal de Proteção Civil coadjuvado pelo Comandante Operacional Municipal, em estrita articulação com a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

 

Por CM Lagoa