São Brás de Alportel avança na eficiência energética
O Município de São Brás de Alportel assinou esta segunda-feira, 26 de março, um protocolo com a EDP para a substituição das lâmpadas convencionais por luminárias LED. O protocolo vai permitir que até ao final deste ano, a EDP substitua cerca de 200 lâmpadas em diversas localidades do concelho de São Brás de Alportel.
Uma medida que integra o Plano de Eficiência Energética do Município de São Brás de Alportel, que já entre 2015 e 2017, motivou a substituição, pela EDP em parceria com o Município, de mais de 500 luminárias obsoletas que registavam consumos de energia muito elevados.
No protocolo, a EDP e o Município comprometem-se a trabalhar em estreita colaboração, com o objetivo de realizar a substituição faseada de todas as lâmpadas mais antigas existentes no concelho. Com esta medida, o Município pretende obter melhores resultados no aproveitamento de recursos, mais-valias em termos ambientais e uma redução da fatura energética.
No protocolo fica também garantido que todas as intervenções e reparações da iluminação pública continuam a estar a cargo da EDP e que todas as luminárias de vapor de mercúrio e equipamentos obsoletos ou em mau estado de conservação são progressivamente substituídos por luminárias LED.
A esta modernização da luminária pública do concelho, soma-se ainda a utilização da tecnologia LED nos atuais projetos de renovação e construção realizados no espaço público a cargo da Câmara Municipal de São Brás de Alportel.
Com este protocolo, o Município de São Brás de Alportel prossegue os seus esforços em prol da qualidade de vida dos munícipes e reforça a sua política em prol da eficiência energética, das políticas verdes e de uma utilização mais eficaz dos recursos municipais.
Por: CM São Brás de Alportel