Portugal arrancou hoje a fase de qualificação para o Euro2016 de futebol com uma impensável derrota caseira perante a Albânia, numa primeira jornada também marcada por uma vitória sofrida da Alemanha e pela estreia oficial de Gibraltar.
No Estádio Municipal de Aveiro, no primeiro jogo após a “incompetente” participação no Mundial2014, a seleção lusa voltou a desiludir, desta vez ao cair perante uma frágil formação albanesa, no Grupo I.
Um golo de Balaj, aos 52 minutos, selou o primeiro triunfo de sempre da Albânia sobre Portugal, num total de seis confrontos, em que o seu melhor resultado era um empate sem golos em 2008.
Por seu lado, no mesmo grupo, a Dinamarca estreou-se com um triunfo frente à Arménia, por 2-1, em Copenhaga, e apagou “fantasmas” do passado, já que tinha sido goleada (4-0) por este mesmo rival na qualificação para o Mundial2014.
O médio Mkhitaryan, aos 50 minutos, ainda colocou os forasteiros em vantagem no marcador após bater o guarda-redes Kasper Schmeichel, filho do lendário Peter Schmeichel, mas Hojbjerg e Kahlenberg operaram a reviravolta no marcador, aos 65 e 80.
No Grupo D, no seu primeiro jogo oficial com o estatuto de campeão mundial, a Alemanha “suou” para bater a Escócia, por 2-1, acabando Thomas Muller por ser a figura da partida.
O avançado do Bayern Munique bisou aos 18 e 66 minutos, enquanto Anya marcou pelo meio para a Escócia, que chegou a sonhar com um empate em Dortmund.
Depois de ter escolhido o Estádio Algarve como “casa”, Gibraltar disputou o primeiro jogo oficial da sua história no recinto intermunicipal (Faro/Loulé), mas saiu goleado pela Polónia, por 7-0, com o avançado Robert Lewandowski a mostrar-se “cruel”.
Depois de ter chegado ao intervalo em desvantagem por apenas um golo, Gibraltar não resistiu ao poder de “fogo” do jogador do Bayern Munique, que assinou um “poker”, aos 50, 53, 86 e 90 minutos. Grosicki bisou e Szukala também fez um tento.
Ainda no mesmo agrupamento, a Irlanda foi vencer à Geórgia, por 2-1, com dois golos do extremo McGeady.
Na Grécia, no Grupo F, o italiano Claudio Ranieri, que colocou o benfiquista Samaris na equipa “titular”, estreou-se no comando da seleção helénica com uma derrota perante a Roménia, por 1-0.
Num jogo disputado à porta fechada, a castigar o mau comportamento do público em jogos anteriores, Marica marcou o golo que teu o triunfo aos romenos, logo aos 10 minutos de grande penalidade. O avançado acabou por ser expulso no início da segunda parte, mas formação forasteira aguentou a vantagem até ao final.
Também no Grupo F, a Finlândia foi vencer às Ilhas Faroé, por 3-1, num jogo em que a formação da casa chegou ao intervalo em vantagem, enquanto Irlanda do Norte deu igualmente a volta ao marcador na Hungria, onde triunfou por 2-1.
Para o Euro2016 apuram-se diretamente os dois primeiros dos nove grupos de qualificação, mais o melhor terceiro classificado, que se juntam à anfitriã França.
As 24 equipas do Europeu ficam definidas depois do “play-off” que opõe os restantes oito terceiros classificados dos grupos de qualificação.
LG // PA
Lusa/fim