O Dia do Pescador, que anualmente se assinala a 31 de maio, volta a ser o mote para o Câmara Municipal homenagear aqueles que fazem da pesca o seu modo de vida, num concelho como o de Olhão, ligado histórica e economicamente ao mar.
As comemorações oficiais têm início às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a apresentação da campanha “Cavalos Marinhos”, a que se segue a cerimónia da entrega de distinções aos profissionais do setor da pesca.
Serão atribuídas distinções nas áreas do arrasto, cerco, polivalente local e costeira, armação, aquacultura (moluscicultura), mariscador apeado, mulher na pesca, pescador mais novo, maquinista marítimo, pescador em progressão, indústria conserveira, mérito, investigação na pesca e aquacultura, e o prémio carreira.
Ao longo do dia, estarão patentes nos Paços do Concelho várias exposições: a do concurso de criação do cartaz de divulgação do Dia do Pescador, onde estarão expostos todos os trabalhos concorrentes, a exposição de trabalhos realizados por algumas escolas alusivas à temática do mar e, ainda, a exposição do concurso de fotografia “O Pescador”.
Os prémios dos concursos do cartaz de divulgação e do concurso de fotografia serão também entregues durante a cerimónia.
Às 16h00, lugar para uma missa e procissão do Corpo de Deus com embarcações de pesca, uma iniciativa realizada pela primeira vez neste dia em Olhão.
As comemorações do Dia do Pescador em Olhão culminam no Museu Municipal, um local com uma carga simbólica muito forte, uma vez que foi naquele edifício que em tempos funcionou o Compromisso Marítimo.
Às 18h00, será inaugurada e exposição “Poluição no Mar”, a que se segue uma degustação de pescado das lotas nacionais – cavala e carapau - organizada em parceria com a DOCAPESCA.
O Município de Olhão reconhece, assim, a importância de todos os que trabalham nas diversas atividades do setor das pescas e aquacultura.
Por: CM Olhão