FESTAS DO PESCADOR DESPEDEM-SE COM MUITO HUMOR E BOA DISPOSIÇÃO

10:34 - 10/09/2014 ALBUFEIRA
A Praça dos Pescadores preparou-se, mais uma vez, a rigor com muitas luzes coloridas e barraquinhas de comes e bebes com petiscos da região para receber as Festas do Pescador. Para completar não faltou a animação dos grupos da terra e a boa disposição com os conhecidos humoristas Serafim e Môce dum Cabreste.

A 17ª edição das Festas do Pescador já chegou ao fim. Durante três dias milhares de pessoas passaram pela Praça dos Pescadores, no centro da cidade, para participar numa das Festas mais emblemáticas de Albufeira.

Num cenário paradisíaco, residentes e turistas desfrutaram do melhor da gastronomia algarvia confecionada pelas associações culturais e desportivas do concelho. Perfiladas no espaço do evento as várias tasquinhas de comes e bebes rivalizavam nos petiscos, oferecendo pratos típicos da região: Xerém com conquilhas, marisco fresco, choquinhos com tinta, feijoada de búzios, passando pelas deliciosas sobremesas à base de amêndoa, figo e alfarroba, sem esquecer os famosos dom-rodrigos.

Depois de aconchegar o estomago, nada como um pezinho de dança e ninguém se fez rogado, dos miúdos aos graúdos, para bailar ao som da música popular com os vários grupos da região.

No primeiro dia a animação ficou a cargo da Banda Vibrações e no sábado foi noite de folclore com o regresso do Festival de Folclore de Albufeira que contou com a participação do Rancho Folclórico de Albufeira, Rancho Folclórico de São Bartolomeu de Messines, Rancho Folclórico da Casa do Minho em Lisboa e Grupo de Danças e Cantares da Nossa Senhora da Assunção, de Cascais.

Para terminar em grande foi convidado o artista Carlos Coelho para animar o baile. Sem direito a descansar os visitantes foram brindados com a irreverência e o bom humor de Serafim e Môce dum Cabreste que contagiaram a plateia com muitas gargalhadas.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, mostrou-se muito satisfeito com o sucesso da iniciativa que pretende homenagear a comunidade piscatória da terra, ao mesmo tempo que recupera e mantém tradições ancestrais. “Mais uma vez cumprimos a tradição realizando um dos grandes acontecimentos da cidade, que só é possível concretizar graças ao esforço e envolvimento das associações do concelho e de muitos funcionários da Autarquia”.    

Por CM Albufeira