Para sensibilizar a população portuguesa para o impacto da perda auditiva
A perda auditiva afeta um em cada três idosos, segundo dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde. Para alertar a população portuguesa para o impacto deste problema na qualidade de vida, a MiniSom, líder especialista em serviços e aparelhos auditivos pertencente ao grupo AudioNova, está a realizar uma ação de rastreios auditivos gratuitos e abertos a toda a população.
Quem se deslocar a um centro MiniSom, nos dias 2 e 3 de Outubro, poderá avaliar o estado da sua audição de forma totalmente gratuita: em apenas cinco minutos pode verificar a sua saúde auditiva e receber aconselhamento imediato. Esta iniciativa pretende informar e sensibilizar a população para os fatores de risco associados à perda auditiva, assim como alertar para a importância de um diagnóstico precoce como fator decisivo numa reabilitação eficaz e detetar casos ainda não diagnosticados na zona.
“É através da audição que conseguimos comunicar e perceber quem nos rodeia, por isso a perda auditiva é uma realidade que não podemos ignorar. Infelizmente, este é um problema que se desenvolve lentamente e passa despercebido até se encontrar numa fase muito avançada, sendo por isso importante realizar exames auditivos regulares para detetar possíveis lesões. Quanto mais cedo for detetada a perda auditiva, mais fácil será a sua reabilitação, de modo a minorar o impacto na qualidade de vida das pessoas.”, refere Pedro Paiva, audiologista da MiniSom.
Em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 360 milhões de pessoas são afetadas pela perda de audição, a maioria sem estarem corretamente diagnosticadas e reabilitadas. E, nos próximos anos, estima-se que este valor aumente ainda mais devido, sobretudo, a exposição elevada a ruído, sendo premente desenvolver campanhas de sensibilização.
Para mais informações sobre os rastreios auditivos ou sobre os centros auditivos MiniSom contacte 808 201 717.
Especialista desde 1926, a MiniSom pertence ao grupo AudioNova, um maiores grupos europeus de retalho de aparelhos auditivos, sedeado na Holanda e presente em 13 países europeus. Atualmente, a MiniSom disponibiliza os aparelhos mais inovadores, das principais marcas, através dos seus mais de 50 centros próprios e agentes autorizados. Para mais informação sobre a MiniSom consulte www.minisom.pt.
local e regionais como «parceiros cruciais» na inovação industrial.
No elenco de propostas apresentadas por Luís Gomes é também sugerido que os Estados-Membros adotem políticas e reformas estruturais em matéria de ordenamento do território que permitam responder - em tempo útil - à localização de áreas empresariais e não criem obstáculos que inviabilizem a sua implementação.
Por outro lado, é recomendada a necessidade de evitar alterações frequentes na legislação em vigor, criando, em sentido inverso, mecanismos que visem a facilitação e o apoio ao investimento empresarial.
Na fundamentação, o representante de Portugal no Comité das Regiões sugere ainda que as estratégias de inovação devem ter em consideração as potencialidades locais e defende a aposta na modernização das indústrias tradicionais da UE - sobretudo aquelas cuja competitividade foi afetada pelos custos da mão-de-obra - e em relação às quais existe um know-how que pode ser capitalizado.
Por: Inforpress