Lagoa recebeu uma vez mais, no passado dia 20 de outubro, a última etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar – Ocean Racing.
O vento de Sueste obrigou a organização do “Praias de Lagoa – Downwind” a inverter o percurso previsto inicialmente, levando os atletas a partirem da Praia da Senhora da Rocha (Porches) e a terminarem a prova na Praia Grande (Ferragudo).
As difíceis condições que se fizeram sentir no momento da largada dificultaram a competição; ondas tipo “quebra-coco” que rebentavam no areal dificultaram a entrada dos atletas na água provocando alguns danos em embarcações. Após a saída atribulada, e já durante o percurso, os atletas tiveram oportunidade de sentir a força do mar e do vento e de aproveitar a ondulação que os levou até ao rio Arade a uma excelente velocidade, com a média dos primeiros classificados a ficar pouco abaixo dos 14 km/h.
João Ruivo (Clube Naval de Sesimbra) e Sara Rafael (Clube Náutico do Litoral Alentejano) confirmaram o favoritismo vencendo as respetivas classes. Já eram virtuais campeões nacionais à chegada a Lagoa e confirmaram o excelente momento de forma. O internacional português João Ruivo tornou-se o sexto vencedor masculino diferente em outras tantas edições desta competição e Sara Rafael manteve o pleno de vitórias no Algarve.
Nos Juniores, o destaque foi para Bernardo Pereira, do Clube Naval da Calheta (Madeira), recentemente medalhado no Europeu da especialidade. O atleta venceu a sua classe mas terminou em 8º lugar absoluto individual. Na categoria de Juniores femininos, destaque para a vitória de Mariana Cabecinha (Clube do Mar Costa do Sol).
A dupla do Sporting Clube de Portugal em SS-2, constituída pelo Olímpico Emanuel Silva e por Artur Pereira, foi a primeira a cruzar a linha da meta em Ferragudo, deixando os segundos classificados, a dupla do Náutico Milfontes, a mais de 5 minutos de distância.
A nível coletivo, destaque para a vitória na etapa e revalidação do título nacional por parte do Clube do Mar Costa do Sol. O Náutico do Litoral Alentejano e o Clube de Canoagem de Amora terminaram na segunda e terceira posições, respetivamente.
A última etapa do Nacional de Canoagem de Mar confirmou também os títulos nacionais desta época; em Lagoa confirmaram-se campeões, do CN Milfontes, Diogo Patrício/Nuno Nascimento Silva – SS2 Sénior; Fernando Encarnação/Vasco Marcos - SS2 Veterano A e António Soares/Miguel Oliveira – SS2 Júnior (CF Odemirense); Carlos Figueiredo/Pedro André - SS2 Veterano B (CC Amora); e Bernardo Pereira - SS1 Júnior (CN Calheta).
Do CNL Alentejano distinguiram-se Diogo Esteves/Inês Esteves - SS2 Misto, Sara Rafael - SS1 Sénior Feminino e Rui Reis - OC1 Absoluto; do CN Sesimbra, João Santos - SS1 Sénior, e Délio Coutinho - SS1 Veterano C. Sagraram-se ainda campeões Artur Tomaz (SS1 Veterano A) e Carlos Cruz (SS1 Veterano B), do CC Setúbal, bem como Mafalda Vantacich (SS1 Júnior Feminino), do CM Costa Sol.
A canoagem no concelho de Lagoa é uma modalidade desportiva de referência. O Município mantem por isso a sua aposta nesta e noutras modalidades, bem como na parceria com o Kayak Clube Castores do Arade (KCCA). Esta prova, organizada pela Federação Portuguesa de Canoagem com o apoio do Município de Lagoa, traduz a importância que o município reconhece desde há muitos anos à modalidade da Canoagem. O apoio prestado coincide com o aumento sistemático de praticantes e o KCCA conta já no seu historial com campeões nos vários níveis que integram a modalidade.
Por: CM Lagoa