O Município de Albufeira é um dos 32 concelhos portugueses que receberam a bandeira verde ECOXXI, o galardão que atesta que somos uma Autarquia amiga do ambiente. Este é o sexto ano consecutivo que Albufeira é distinguida pelo seu desempenho a nível ambiental e do desenvolvimento de políticas de sustentabilidade.
No dia 19 de setembro, o Município de Albufeira voltou a ser distinguido com a bandeira verde, no âmbito do galardão ECOXXI 2014, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) aos municípios que se destacaram pela promoção de boas práticas ambientais e pelo desenvolvimento de políticas de sustentabilidade.
O anúncio dos resultados das candidaturas realizou-se durante uma cerimónia, que decorreu na tarde da passada sexta-feira, no Auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede.
A receber o galardão em representação do Município esteve Paulo Dias, chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal. Para além da bandeira verde, Albufeira foi premiada com um excelente índice de sustentabilidade, tendo alcançado a classificação de 64,1%.
Refira-se que para se candidatarem à bandeira verde ECOXXI, os municípios têm que fornecer informações relativas a ações, atividades e políticas de sustentabilidade que concretizou no ano anterior, as quais são avaliadas por uma Comissão Nacional onde estão representadas mais de 30 instituições.
Os municípios são avaliados de acordo através de um conjunto de 21 indicadores de referência, destinados a promover a aferição das políticas de sustentabilidade, entre os quais destacamos a educação ambiental, a participação pública e a agenda 21 local, informação disponível aos munícipes, certificação em sistemas de gestão da qualidade, o ordenamento do território, a qualidade do ar e da água (para consumo humano), tratamento dos resíduos urbanos, entre outros. Da avaliação de cada um destes índices resulta um índice global percentual de políticas de sustentabilidade, sendo atribuída a bandeira a todos os municípios que obtiverem um índice global superior a 50%.
Por CM Albufeira