Em 2020 Ferragudo vai comemorar 500 anos da sua fundação. No próximo mês de maio 19 completa 20 anos como vila. Uma das prendas pedidas, há anos, já chegou. É uma casa nova para a Junta de freguesia.
Situada na baixa de Ferragudo, a nova sede da Freguesia foi inaugurada na manhã de 6 de março’19, pelo secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, pelo presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, e pelo presidente da Junta Luís Veríssimo. Participaram ainda na inauguração o presidente da Assembleia Municipal Águas da Cruz, o executivo municipal e outras personalidades locais.
A localização privilegiada, a ausência de barreiras arquitetónicas, e a dimensão do espaço, são as primeiras características que os cidadãos vão apreciar quando se dirigirem às novas instalações da Junta de Freguesia de Ferragudo.
O Presidente da Câmara de Lagoa, Francisco Martins, sublinhou na cerimónia de inauguração que faz parte do seu projeto autárquico “dignificar as freguesias do seu concelho e que isso começa pelo espaço”. As antigas instalações desta Junta tinham problemas de dimensão, de acessibilidades, de qualidade. “Desde 2013, altura em que cheguei à Câmara que procuramos, juntos, a melhor de várias soluções possíveis. Hoje estamos aqui, e este é um dia de festa para Ferragudo e para o concelho de Lagoa” acrescentou.
“Grande parte das pessoas que recorrem à Junta de Ferragudo são pessoas idosas e por isso temos que olhar para a acessibilidade com muita atenção”, alertou o presidente Francisco Martins justificando o investimento do Município no espaço privilegiado que é agora a nova casa da Junta, situado no encontro da Rua Zeca Afonso (nº6) com o Largo do Regato.
245 mil euros foi o valor da aquisição da antiga loja, suportada pelo Município, e que agora integra um serviço de apoio ao cidadão, o balcão dos CTT, a caixa multibanco, no mesmo espaço onde os órgãos autárquicos da Freguesia – a Assembleia e a Junta - desenvolvem as suas atividades e recebem os fregueses de Ferragudo.
Antes do descerramento da lápide afixada junto à porta das novas instalações, o secretário de Estado, João Torres, destacou o papel do poder autárquico “verdadeiramente transformador” do nosso país nos últimos 45 anos. Agradeceu, reconheceu e incentivou os autarcas a “continuarem a dar sentido, prestígio, e o melhor de si ao poder local, seja na Câmara, na Assembleia Municipal, ou nas Freguesias, este que é muitas vezes o primeiro nível de contacto com os problemas que as pessoas têm no seu dia-a-dia”. Elogiou ainda o nível de colaboração e entendimento entre os vários órgãos autárquicos em Lagoa.
Por: Município de Lagoa