O Município de Albufeira assinalou o Dia Mundial do Turismo, este ano subordinado ao tema “Turismo e Desenvolvimento Comunitário” e as Jornadas Europeias do Património, com um programa que incluiu visitas a equipamentos culturais, património arquitetónico, empresas e uma reunião de trabalho com várias entidades a nível económico e turístico, onde foi anunciada a criação do futuro Conselho Municipal de Turismo.
Albufeira organizou um programa de dois dias para assinalar as Comemorações do Dia Mundial do Turismo.
O primeiro dia, 26 de setembro, começou com uma radiosa manhã de sol que brindou os convidados da Autarquia num passeio no autocarro panorâmico “Sightseeing”, numa viagem com passagem pelos mais belos locais da cidade. Depois de um café no Mercado Municipal dos Caliços, seguiu-se uma paragem no Sítio Arqueológico de Santa Eulália. A receber a comitiva estava o arqueólogo do Município, Luís Campos Paulo, que fez uma explicação detalhada sobre as escavações existentes na falésia sobranceira à praia.
No sítio arqueológico de Santa Eulália encontram-se vestígios de um complexo industrial romano (composto por tanques onde os romanos faziam a salga do peixe e confecionavam o “Garum”, um produto feito à base das vísceras de peixe, bastante apreciado na época e que era exportado para outros países) e algumas ossadas que se pensa pertencerem a uma época posterior, entre os séculos XV e XVI. Mais tarde, já em tempos medievais, ali se ergueu a Ermida de Santa Eulália. Refira-se que o Sítio de Santa Eulália é o único a nível nacional com uma fábrica de salga de peixe localizada a 20 metros de altura, quando por norma estes equipamentos encontravam-se junto ao areal.
Depois da visita turística seguiu-se um almoço de trabalho com empresários e entidades a nível regional, entre os quais destacamos o Turismo do Algarve, a Direção Regional de Cultura, a Universidade do Algarve, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, Aeroporto de Faro e as principais associações turísticas e empresariais.
A grande novidade do dia foi o anúncio, durante o almoço, da constituição, para breve, do Conselho Municipal de Turismo de Albufeira, tendo sido entregue a todos os convidados uma cópia da Proposta de Regulamento com vista à sua criação. Trata-se de um órgão de coordenação, consulta, concertação e estudo a nível municipal, no domínio das políticas turísticas de âmbito concelhio. O Conselho irá participar na elaboração de planos e regulamentos municipais relativos a estas matérias e pronunciar-se sobre outros assuntos que a Câmara Municipal entenda submeter-lhe.
Para o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, o Conselho Municipal de Turismo irá contribuir para a afirmação de um turismo de excelência no Concelho e na região. Carlos Silva e Sousa considera tratar-se “de uma estratégia política, resultado de uma vontade comum de várias entidades públicas, privadas e associações na área económica e turística que vão trabalhar em conjunto para encontrar melhores caminhos para o futuro. A concorrência é muito grande e temos que encontrar uma forma expedita para combater a sazonalidade”.
E porque Turismo e Cultura são realidades indissociáveis, a Autarquia decidiu juntar as Jornadas Europeias do Património às Comemorações do Dia Mundial do Turismo. Assim, na manhã do dia 26, foi realizada uma visita ao Castelo de Paderne que serviu para apresentar a ficha de exploração (exterior) do Castelo, iniciativa que se encontra inserida no âmbito do projeto “Castelos da Reconquista”.
No dia 26, a seguir ao almoço, houve ainda oportunidade para fazer uma visita a duas empresas que se têm destacado pelas suas boas práticas. O Hotel Sheraton Algarve foi o primeiro a receber a delegação da Autarquia que participou num passeio botânico autoguiado, pelos jardins que rodeiam o hotel, onde foi possível apreciar uma grande diversidade de plantas, algumas originárias de todos os cantos do mundo. O dia terminou tarde, na Quinta do Mel, uma unidade de agroturismo, em Olhos de Água, que produz plantas aromáticas, morangos biológicos e doces regionais.
A 27 de setembro – Dia Mundial do Turismo – vários técnicos da Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Albufeira acompanharam residentes e turistas que aproveitaram para conhecer a cidade em viagens gratuitas disponibilizadas pelas empresas da rede de transportes que se associaram à iniciativa, nomeadamente a EVA Transportes, com os autocarros Giro, e a Douro Azul, com o Sightseeing. O Comboio Turístico ofereceu viagens gratuitas às crianças até aos 11 anos e a Cooperativa de Táxis Albucoop distribuiu brindes a quem, neste dia, escolheu o táxi como meio de transporte.
O balanço da iniciativa foi bastante positivo, tendo contado com a participação de vários responsáveis do concelho e a nível regional e uma excelente adesão por parte dos turistas.
Por CM Albufeira