A Seleção Nacional/Liberty Seguros de pista esteve bem no arranque dos 3 Dias de Aigle, na Suíça, prova que se desenrolou na noite de quinta-feira. Apesar de serem juniores e de fazerem a estreia entre a elite, os irmãos Ivo e Rui Oliveira estiveram em bom plano.
Na primeira das três etapas da prova de madison, disciplina que se disputa em duplas, Ivo Oliveira e Rui Oliveira foram os sétimos classificados, com quatro pontos. A vitória foi para a dupla alemã, formada por Leif Lampater e Achim Bukart, que conseguiu 10 pontos mais uma volta de avanço sobre o pelotão.
Também na categoria de elite, Ivo Oliveira alinhou na disciplina de scratch, alcançando o quinto lugar, numa prova ganha pelo suíço Loic Pirezzolo.
Miguel Amorim, sub-23 de primeiro ano, também correu em elite, disputando na noite de quinta-feira, três das seis provas que constituem o omnium, tendo terminado a jornada no 12.º posto. A prova é liderada pelo italiano Elia Viviani, corredor da formação WorldTour Cannondale.
Portugal esteve também representado na corrida por pontos para juniores, ganha pelo suíço Gino Mäder, com Rui Oliveira na sétima posição e Pedro Preto no 17.º posto.
Na noite de hoje, os quatro lusos regressam à pista do Centro Mundial de Ciclismo. Miguel Amorim disputará as três derradeiras provas do concurso de omnium. Pedro Preto corre a prova de eliminação para juniores. Ivo Oliveira e Rui Oliveira correm a segunda etapa de madison e participam na prova de scratch para elite. Ivo Oliveira disputa a eliminatória de perseguição individual na categoria de elite.
Por UVP - FPC