CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR 2019

10:54 - 20/07/2019 ATUALIDADE
Iniciou-se no dia 17 de julho, o prazo de candidatura à 1.a fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público, o qual termina no dia 6 de agosto.
 
Neste âmbito, é de salientar os seguintes factos: 
 
a) Para o ano letivo 2019-2020, o total de vagas disponibilizadas no âmbito do regime geral de acesso (concurso nacional de acesso e concursos locais) é de 51568 vagas sendo, por isso, o número de vagas semelhante ao fixado no ano anterior; 

b) Face aos resultados dos exames nacionais já realizados é expectável que o número de candidatosàs vagas colocadas a concurso seja também semelhante face ao ano anterior. 

Número de vagas do regime geral de acesso 2019, e variação face a 2018

 As vagas encontram-se distribuídas por diversos cursos nas diferentes instituições de ensino superior, o que se traduz num conjunto de 1087 pares instituição/ciclo de estudos.

Da distribuição de vagas evidencia que o número total de vagas se manteve estável face ao ano anterior (quando considerada a totalidade das instituições) decorrente do aumento de vagas nas instituições em regiões com menor procura e menor pressão demográfica ter compensado a redução de vagas em Lisboa e Porto (foram reduzidas 40 vagas em instituições de ensino superior de Lisboa e Porto, tendo-se verificado uma redução de 52 vagas em Lisboa e um aumento de 12 vagas no Porto). 

A fixação de vagas no presente ano letivo resultou de um intenso processo de debate tendo em vista a análise sobre o impacto das medidas de afetação de vagas bem como a identificação de melhorias a introduzir nas opções adotadas nos anos anteriores. Com base nos resultados das opções políticas das medidas assumidas em anos anteriores, bem como nas recomendações formuladas pelo grupo de trabalho constituído especificamente para o efeito, o Governo considerou que as medidas de redistribuição de vagas no ensino superior público deveriam ser aprofundadas mas ponderando critérios adicionais para além da localização geográfica da instituição. 

Nesse sentido o despacho de fixação de vagas determinou explicitamente: 

a) a exigência do aumento de vagas em ciclos de estudos com elevado número de candidatos em 1.a opção no concurso nacional de acesso 2018 com nota superior a 17 valores; 

b) a possibilidade de aumento de 5% de vagas nas instituições sedeadas em regiões com menor procura e menor pressão demográfica, quando estejam em causa ciclos de estudos que visem a formação em competências digitais e ciências de dados e em áreas consideradas estratégicas para a especialização da instituição; 

c) a redução das vagas nos ciclos de estudos nas instituições sedeadas em Lisboa e Porto sem qualquer candidato em 1.a opção no concurso nacional de acesso 2018 com nota superior a 17 valores, excetuando quando os ciclos de estudo em causa visem a formação na área das competências digitais e ciências de dados; 

Na contabilização de novos alunos nos cursos de formação inicial que conferem grau1 no ensino superior público, devem ainda ser considerados os que ingressam: 

i. Na Universidade Aberta; 

ii. Nas instituições de ensino superior militar e policial; 

iii. Através dos regimes especiais de acesso; 2 

iv. Através dos concursos especiais organizados pelas instituições de ensino superior para: 

v. Estudantes aprovados nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para a 

frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos; 

vi. Estudantes titulares de diploma de especialização tecnológica; 

vii. Estudantes titulares de diploma de técnico superior profissional; 

viii. Estudantes titulares de outros cursos superiores; 

ix. Acesso ao curso de Medicina por licenciados; 

x. Estudantes internacionais. 

Toda a informação sobre o concurso nacional de acesso, incluindo os cursos, respetivas vagas e condições de acesso, estará disponível no sítio na Internet da DGES. 

A partir de 18 de julho, e com atualização diária, é apresentada a evolução de novas candidaturas submetidas através do sítio na Internet da DGES. 

Tal como nos anos anteriores, a candidatura é apresentada através do sistema online, no sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) na Internet (http://www.dges.gov.pt). Para acesso ao sistema de candidatura, os candidatos podem utilizar a autenticação com o cartão de cidadão.