Junta de Agricultores de Junqueira com nova sede social

10:14 - 15/10/2014 CASTRO MARIM
Decorreu hoje dia 11 de outubro na Junqueira, Concelho de Castro Marim a assinatura do protocolo de cedência da antiga escola primária, entre o Município de Castro Marim e a Junta de Agricultores de Junqueira.

Francisco Amaral, Presidente da Câmara Municipal e restantes Vereadores, bem como, vários Presidentes de Junta de Freguesia, associaram-se à assinatura do referido protocolo que visa dotar a Junta de Agricultores, de uma Sede para facilitar a gestão da área regada da Cooperativa da Carocha. José Graça, Diretor Adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, associou-se também ao evento.

Em primeiro lugar usou da palavra o Presidente da Junta de Agricultores José Luís Domingues, que agradeceu a cedência da escola por parte da Autarquia para futura sede social. Fez um historial do processo da criação da Associação e da construção da barragem e respetivo sistema de rega. De seguida José Graça referiu-se às cerca de dezena e meia de pequenas e medias barragens agrícolas, criadas para a rega no Algarve, que importa explorar, tirando partido desse investimento realizado ao longo das três ultimas décadas. Relembrou que o novo quadro comunitário com início ainda este ano e que decorrerá até 2020, poderá ser uma oportunidade para melhorar estas áreas regadas.

Francisco Amaral, usou da palavra para agradecer a presença de tantas pessoas nesta iniciativa referindo que a Câmara Municipal entende que a cedência de edifícios públicos para os diversos fins, nomeadamente para associações de agricultores é o melhor modo de conservar e dar utilidade ao Património Público. Disponibilizou-se também para uma reunião a realizar em data oportuna, para tratar dos assuntos que interessam à Associação de regantes. Ofereceu a sua colaboração, o seu empenho e se necessário meios financeiros para melhorar as condições da barragem e área de regadio.

 

Por: ND