MUNICÍPIO DE ALBUFEIRA ATIVA CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO

16:00 - 17/10/2019 ALBUFEIRA
José Carlos Rolo entende que este órgão é fundamental para o desenvolvimento de Albufeira
Balanço do ano turístico entre Janeiro e Setembro, análise e discussão do momento atual do setor no concelho e na região, enfoque particular na segurança e nas perspetivas de melhoramento na gestão da via pública, eis alguns dos  assuntos abordados na primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo, órgão criado pela Câmara Municipal de Albufeira para debater com outras entidades locais e regionais, as grandes questões da atividade económica com maior peso na economia local.
Representantes das mais variadas áreas fizeram o balanço de atividade destes nove meses de 2019, tendo sido discutidas várias questões relacionadas com as acessibilidades, os voos e a tipologia de turistas que procuram o destino, a sazonalidade da região, a influência do Brexit no curto/médio prazo, a falência da Thomas Cook, entre outras matérias.
Neste aspeto particular, a questão da segurança, ligada fundamentalmente à animação noturna, foi dos aspetos mais focados.
Foi sublinhada a necessidade de melhorar esta área, nomeadamente com o reforço do policiamento e o estabelecimento de regras mais apertadas pelo setor privado.
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira ouviu atentamente as diversas exposições que resultaram numa reunião de mais de 3 horas.
José Carlos Rolo sublinhou a necessidade de se estabelecer um compromisso entre todos os setores no sentido de haver um trabalho conjunto que melhore o destino e a imagem de Albufeira.
O autarca vincou os diversos projetos que estão agendados, nomeadamente a requalificação do Centro de Albufeira e da zona da Oura, o Plano de
Drenagem de Albufeira que irá continuar a ser implementado, o investimento em diversas vias de comunicação e acessibilidades, bem como o reforço do investimento na recolha e tratamento de resíduos sólidos urbanos.
Ainda nesta área, José Carlos Rolo anunciou que a autarquia está a preparar a elaboração de um Plano Estratégico para o Turismo, tendo apelado à colaboração dos diversos players presentes no Conselho, para que o documento se possa traduzir num instrumento ao serviço de todos.
 
 
 
Por: CM Albufeira