UNIÃO DAS FREGUESIAS DE FARO ESTÁ A CONSTRUIR UM PARQUE CANINO QUE ESTARÁ OPERACIONAL ATÉ AO FINAL DO ANO

11:56 - 25/10/2019 FARO
A União das Freguesias de Faro está a construir no Alto de Santo António, na Rua de Berlim, um parque canino.
Este equipamento munido de algumas estruturas de divertimento e exercício para cães terá uma área aproximada de 1500 m 2 e estima-se que esteja operacional no início de dezembro.
Dado o aumento do número de animais de estimação na cidade, nomeadamente os cães, este parque visa dar resposta aos anseios manifestados por vários fregueses que expressaram a necessidade da criação de um local vocacionado para a diversão dos seus animais e a experiência e sucesso com o seu funcionamento poderá ditar a criação de mais equipamentos semelhantes na cidade.
De acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, «os parques caninos são locais próprios para a permanência e circulação de cães sendo hoje em dia equipamentos absolutamente essenciais para que os cães gastem as suas energias para não desenvolverem comportamentos agressivos e destrutivos.»
«De realçar que nem todas as pessoas possuem casas com terreno suficiente para que os cães possam correr à vontade sem trela e, para alguns donos, é difícil soltar os cães em zonas públicas pois corre-se o risco de eles irem para a estrada, fugirem ou saltarem para os transeuntes.
Mesmo que não sejam agressivos, há cães que têm necessidade de procurar a atenção dos humanos para brincar saltando para estes.
Isto pode ser algo desagradável e até mesmo perigoso para algumas pessoas, uma vez que um cão de grande porte pode saltar sobre uma criança ou um idoso e causar danos físicos indesejáveis.»
Para além disso é obrigatório o uso de trela ou açaimo na via pública. Sendo que estes acessórios podem condicionar o bem-estar e a liberdade do cão, estes parques são uma excelente oportunidade para que as pessoas possam soltar os seus cães sem preocupações acrescidas.
Sabendo que, muitas vezes, o abandono de animais está diretamente relacionado com os seus problemas comportamentais e, muitas vezes, estes problemas podem estar, por sua vez, relacionados com a falta de exercício, brincadeira e convívio (com cães e com pessoas!), a criação de parques caninos pode ajudar a
atenuar alguns destes problemas.
É importante que os cães possam brincar (ser cães!) e que possam socializar com outros cães e pessoas para viverem melhor em sociedade.
Neste sentido, pelos motivos anteriormente referidos, a União das Freguesias de Faro considera de crucial importância a criação deste parque canino, de forma a responder a uma necessidade cada vez mais evidente dos seus fregueses e contribuir assim para uma melhoria da qualidade de vida e do bem-estar animal.
 
 
Por: UF FARO