Judo Clube de Portimão conquista o 3º lugar no escalão de Juvenis Masculinos.
Decorreu no passado Sábado dia 23 de Novembro o Campeonato Nacional de Equipas Juvenis (sub 15) e Juniores (sub 21) no Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada» contando com a presença de dezenas equipas de todo o país, sendo esta a nossa primeira participação nesta jornada dupla.
De manhã os nossos juvenis entraram em competição frente a 13 equipas sendo a nossa composta por:
-46kg: Gonçalo Duarte e Duarte Silva
-50kg: Bor Zupan e João Barreto
-55kg: Nelson Fernandes e Gonçalo Fernandes
-60kg: Daniel Seratila (atleta do Sport União Sintrense)
+60kg: Manuel Baptista
O sorteio ditou uma primeira ronda muito difícil com o Sporting Clube de Portugal, com lutas muito intensas e disputadas, vencemos o encontro por 4-1. Na segunda ronda eliminámos o Judo Clube do Pinhal Novo (4-1) disputando depois, a meia-final com Sport Lisboa e Benfica (vice campeões 2018).
Com lutas muito equilibradas levámos a decisão até ao último combate, mas acabámos por ser eliminados por 2-3. Na decisão do Bronze vencemos o Ginásio Clube Português por 3-2 num encontro muito emocionante, arrecadando assim o 3º lugar de forma brilhante.
De referir que, das seis equipas que disputaram o bloco de finais, o Judo Clube de Portimão era a única representante fora de Lisboa, revelador da dificuldade deste torneio específico em que se têm de apresentar cinco elementos em categorias de peso diferentes.
O nossos jovens acreditaram sempre que seria possível subir ao pódio e foi essa determinação e vontade que nos fez avançar na prova e alcançar este resultado extraordinário.
Da parte da tarde foi a vez dos nossos juniores disputarem uma das mais difíceis competições do calendário nacional com 18 equipas em competição. A possibilidade de inscrição de dois atletas estrangeiros elevou, em muito, a qualidade do torneio apresentando alguns emblemas, atletas de valia mundial. Os nossos lutadores foram:
-60kg: Daniel Jesus e Luís Veiga
-66kg: Ilia Muminov e Alexandre Taschuk
-73kg: Cristiano Gherman e Frederico Baptista
-81kg: Slav Bogdan
+81kg: Rodrigo Lopes
Na primeira ronda enfrentámos o Judo Clube de Lisboa, equipa que se viria a classificar em 3ºlugar, contudo não conseguimos apresentar argumentos para uma equipa muito experiente. Na repescagem lutámos com a Universidade Lusófona, mas apesar de lutas mais equilibradas acabámos por não conseguir avançar na prova.
Saímos de Almada com muita alegria e entusiasmo pelo rumo do nosso projecto, pelo espírito de equipa demonstrado e reconhecido por outros agentes da modalidade, pela garra e determinação dos nossos atletas e acima de tudo pela capacidade de estar presente junto dos melhores. Poucos foram os clubes que conseguiram colocar duas equipas em competição, e este facto tem de nos deixar muito orgulhosos, demonstrando o dinamismo do nosso Clube em diferentes escalões etários!
Um agradecimento ao Sport União Sintrense na pessoa do Renato Kobayashi e ao Daniel Seratila por ter aceite este desafio, e ter estado connosco de alma e coração nesse dia. Foram fantásticos!
Gratos a todos os clubes que defrontámos por proporcionaram bonitas lutas e espectaculares momentos de Judo.
Um obrigado a todos os que acreditaram no nosso projecto e nos ajudaram a chegar aqui, a TODOS os colegas de treino, peças fundamentais para o sucesso desta equipa e aos que, nas bancadas, puxaram por nós passando-nos uma energia muito positiva.
Voltamos aos treinos com uma motivação ainda maior, com o espírito de grupo mais reforçado e com a certeza de que iremos conquistar muito mais!
Por: Judo Portimão