Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019
Uma noite inesquecível marcou a 13 de dezembro o encerramento da Cidade Europeia do Desporto 2019, que levou mais de duas mil pessoas ao Portimão Arena, encerrando em apoteose um ano repleto de iniciativas de caráter desportivo.
Segundo a presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, «aquilo que era um sonho tornou-se realidade, e hoje estamos aqui porque somos uns vencedores e mostrámos ao país e à Europa que podemos ser os melhores, através deste movimento mobilizador».
Na sua perspetiva, «se dúvidas houvesse, está comprovado que aquilo que Portimão tem de melhor são as pessoas, pois não é fácil uma cidade da nossa dimensão ter alcançado este resultado».
A autarca agradeceu às forças de segurança e aos organismos que apoiaram o projeto, dirigindo também palavras de reconhecimento aos atletas, padrinhos, patrocinadores, voluntários, técnicos e trabalhadores camarários, sem esquecer a colaboração das entidades parceiras da CED 2019 e o empenho do movimento associativo.
«Este prémio é vosso, pois se não fosse esta rede não teríamos atingido os objetivos. Graças a todos vós, Portimão foi considerada a Melhor Cidade Europeia do Desporto 2019», afirmou a presidente, ao destacar “o imenso entusiasmo, dinamismo, vontade e determinação protagonizado por todos os portimonenses.»
«As sementes estão lançadas, a dinâmica foi criada e esta vitória serviu para nos dar mais energia para irmos mais longe», afirmou Isilda Gomes, ao desejar a todos os presentes «um excelente Natal e um Bom Ano Novo, com a certeza de que o desporto não vai parar em Portimão.»
O puglista invisual Jorge Pina, natural de Portimão e um dos embaixadores da CED 2019, marcou presença na festa e desafiou a assistência: «Já sei que sou feito da fibra de Portimão, onde nasci há 43 anos.
Por isso, não podemos deixar esta magia acabar, para que a cidade continue tendo desporto para todos.»
Quanto ao presidente do ACES Europe, Gian Lupattelli, manifestou-se «muito feliz nesta cidade fantástica, pequena mas de grande coração e com uma presidente única no mundo».
O responsável sublinhou a «força das pessoas, o que levou Portimão a ganhar o titulo com todo o mérito, trazendo para Portugal o terceiro titulo de MelhorCED, após Guimarães, em 2013, e Braga, no ano passado.»
O presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins, reforçou essa ideia ao afirmar ser «um grande orgulho para Portugal a distinção de Portimão, daí que Odivelas vai querer estar à altura deste legado em 2020.»
Por fim, o ministro da Educação, Cultura e Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, disse ter sentido «o orgulho, trabalho e paixão das gentes de Portimão quando pensaram e idealizaram a CED, que culminou nesta fantástica festa, porque souberam agarrar a oportunidade».
Para o governante, «Portimão não é a mais bela e importante cidade de Portugal ou da Europa mas sim do mundo, devendo enaltecer o associativismodesportivo e as escolas, que souberam abraçar este projeto nas vertentes educativa e formativa.»
O espetáculo de encerramento abriu com o revisitar, em formato multimédia, da CED 2019, no qual participou o bailarino Cifrão, acompanhado por oito dançarinos profissionais, que puseram a assistência a dançar ao som de 'Acredita!’, o hino de Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019 composto pela banda Amor Electro.
No final, a banda HMB protagonizou um concerto recheado dos seus sucessos musicais, fechando com chave de ouro uma noite muito especial.
Por: CM Portimão