EVENTO POSICIONA-SE COMO UMA DAS PASSAGENS DE ANO MAIS ÉPICAS DE SEMPRE EM PORTUGAL
-
Música com Amor Electro e The Black Mamba
-
Acrobacias aéreas e pirotecnia com Airborne Pyrotechnics e Flying Dragons
-
Espetáculo Piromusical a partir do Mar
-
Presença do navio Santa Maria Manuela, entre outras embarcações históricas e marítimo-turísticas
Terra, Fogo, Mar e Ar - Quatro elementos que se unem a muitas emoções no Albufeira Carpe Nox, o evento de celebração do Ano Novo, promovido pelo Município de Albufeira, com criação e produção da TAVOLANOSTRA Eventos Globais.
Depois de divulgados detalhes do programa que acontece em Terra e no Ar, acaba de ser confirmada a presença do histórico navio Santa Maria Manuela na celebração.
O evento conta com a presença de várias embarcações carregadas de história. No mar, junto à linha da praia, vão estar várias embarcações a iluminar o cenário, entre as quais se destacarão, pelo seu carisma, o Santa Maria Manuela, o Condor de Vilamoura e o Santa Bernarda.
Ao largo da Praia dos Pescadores vão estar muitas outras embarcações, de empresas marítimo-turísticas que dispõem de pacotes que possibilitam assistir a todo o evento em local privilegiado.
SOBRE O SANTA MARIA MANUELA (santamariamanuela.pt)
Trata-se de um antigo bacalhoeiro, contruído – juntamente com o Creoula no final dos anos 30, para participar nas campanhas na Terra Nova e na Gronelândia, e que representou um marco singular para a indústria naval portuguesa.
Como se lê no site do navio, “o Santa Maria Manuela é um dos últimos exemplares da lendária Frota Branca Portuguesa (Portuguese White Fleet). O nome foi atribuído pelas comunidades da Terra Nova durante a II Guerra Mundial. Durante esse período alguns navios foram atingidos por torpedos de submarinos. Após esses trágicos episódios o Estado Maior Naval decidiu mandar pintar de branco os cascos da frota de pesca portuguesa. Os bacalhoeiros partiam em comboio desde Lisboa em direção à Terra Nova e Gronelândia com o nome e bandeira de Portugal bem visíveis no casco – o nosso país manteve a neutralidade durante o conflito. Dessa frota mítica – imortalizada no livro A Campanha do Argus, de Alan Villiers – resta apenas o Santa Maria Manuela, o Argus, o Creoula e o Gazela I.
Viveu entretanto outras vidas (e chegou a ser desmantelado, sobrando apenas o casco) e várias aventuras, até se transformar no que é hoje, um monumento vivo, com condições para viagens oceânicas únicas, eventos, festas e formação de mar.
SOBRE O CONDOR DE VILAMOURA (condordevilamoura.com)
O Condor de Vilamoura é uma réplica das escunas de pesca americana construídas entre 1825 e 1935, que foi desenhado em Miami pelo Arquiteto Jim Krogen. Foi construída em 1986 no Estaleiro Naval de Seixal para desenvolver atividades marítimo-turísticas na costa algarvia. O Condor encontra-se na Marina de Vilamoura onde opera há 32 anos em passeios turísticos.
O Condor de Vilamoura tem 34 metros de cumprimentos e 7,12 metros de largura. Tem um calado de 3,12 metros, pesa 110 toneladas e tem 6 velas.
SOBRE O SANTA BERNARDA (santa-bernarda.net)
O Santa Bernarda é uma caravela com dois mastros construído à imagem dos velhos navios-piratas, mas com tecnologias e técnicas de navegação atualizadas.
Pela sua originalidade, não deixa ninguém indiferente, e chama a atenção sobretudo das crianças, mas também dos adultos, sobretudo dos que gostam de história ou gostam de sonhar.
SOBRE O ALBUFEIRA CARPE NOX
Um espetáculo multissensorial que, além dos concertos à beira-mar com Amor Electro e The Black Mamba, vai incluir elementos de pirotecnia no mar e na praia, aerobática sincronizada, e ainda um palco criado especificamente para esta noite.
O Albufeira Carpe Nox é promovido pela Câmara Municipal de Albufeira e tem criação e produção da TAVOLANOSTRA Eventos Globais.
PROGRAMA ALBUFEIRA CARPE NOX
Abertura do Albufeira Carpe Nox 2020: Tudo começa às 22H00.
E o início é imperdível… Ignição: Luz e fogo na acrobacia aérea com 8 paramotores da companhia Flying Dragons. A tribo toda de olhos no céu.
Concerto Amor Electro: Marisa Liz e a Banda “do amor sentido e apaixonado”.
Contagem decrescente para a entrada em 2020: é a hora do fogo sobre o mar e aviões da conceituada Airborne Pyrotechnics, em acrobacia sincronizada.
Entramos juntos em 2020: Só vendo. Só ouvindo. Só sentindo.
Boas-Vindas ao Novo Ano: com os The Black Mamba!
O CENÁRIO
O Fim de Ano em Albufeira é um dos mais cobiçados do país. A festa na rua que hoje conhecemos, com concerto e fogo-de-artifício, foi algo que nasceu em Albufeira, há quase 20 anos. O município já realizou, entre inúmeros concertos com artistas de renome nacional e internacional, o maior brinde do mundo na Passagem de Ano e recebeu uma final dos Ídolos (SIC).
Para este fim de ano, o Município está a preparar um espetáculo multissensorial, que irá envolver os vários elementos naturais da Praia dos Pescadores. Um conceito único, que se traduzirá numa experiência inesquecível. O público torna-se numa das peças principais, para que as pessoas sintam que fazem parte de tudo o que está a acontecer.
Para a noite do dia 31 de dezembro está a ser construído um palco com 50 metros de frente, criado para o efeito, que vai interagir com o público, com o mar, com o céu, com a falésia e com as embarcações que vão estar na praia. Vão também ser montadas várias torres de iluminação, que vão pintar todo o cenário na praia e no mar, envolvendo o público.
No cenário, o mar sempre esteve presente, mas, desta vez, assume um protagonismo sem precedentes. Além de receber uma visita histórica por estes dias – o navio Santa Maria Manuela vai ser convidado de honra destas celebrações - o fogo-de-artifício vai ser todo colocado no mar e em toda a frente de praia de Albufeira vão estar embarcações que irão fazer parte do espetáculo, juntamente com o palco, com o som e com tudo o que estará a acontecer, num jogo de iluminação e multimédia.
SOBRE O PROGRAMA DE ANO NOVO
Mas o programa do fim de ano começa logo a 28 de dezembro com o Paderne Medieval e estende-se a 4 de janeiro com o Festival Solrir. Vai ser uma semana de eventos únicos para toda a família.