A ACTA leva à cena, no próximo dia 14 de novembro, no Auditório Municipal de Albufeira, a peça “Nossa Senhora da Açoteia”, um texto de Luís Campião que viu reconhecido o seu trabalho com a atribuição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia “António José da Silva, promovido pelo Instituto de Camões (Portugal) e FUNATE (Brasil). Para ver a partir das 21h30. Classificação: maiores de 14 anos
Dia 14 de novembro, a partir das 21h30, sobe ao palco do Auditório Municipal de Albufeira a peça “Nossa Senhora da Açoteia”, pela ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve.
Trata-se de um texto de Luís Campião, autor que viu o seu trabalho reconhecido com a atribuição do Prémio Luso-Brasileiro de Dramaturgia “António José da Silva”, no ano de 2012, precisamente com esta peça.
A ação passa-se em meados dos anos 60 do século passado numa aldeia do Algarve litoral, numa altura de grande pujança ao nível da pesca e da indústria da conserva do peixe, com os homens e mulheres a viver do mar e para o mar. Os turistas começavam as primeiras incursões no Algarve e já tinha começado a guerra colonial.
A peça revela encadeadas sequências de condenações diversas, umas evidentes, outras obscuras, narradas por uma personagem do tempo dos nossos avós. Fala-se de um outro tempo e de uma outra memória. Mas a essência da natureza humana, imune ao tempo, habita-a com um hoje de ontem presente no hoje de hoje. O que a personagem diz é em muitas ocasiões risível, mas é coletivamente trágico; assim como é em muitas ocasiões trágico, mas coletivamente risível. É a vida!
A criação e interpretação são de Luís Vicente, a Execução Cénica de Tó Quintas, Desenho e Luz de Octávio Oliveira e Operação e Luz de Nuno Silvestre.
O ingresso tem o valor de 7€ e as reservas podem ser feitas através do telefone: 289 878 908 (terça a sexta-feira| das 14h00 às 18h00 e no próprio dia do espetáculo, no mesmo horário). Os bilhetes estão à venda em www.bilheteiraonline.pt, FNAC, CTT e Worten.
Por CM Albufeira