Diabetes é a principal causa da insuficiência renal

11:39 - 13/11/2014 SAÚDE
O controlo inadequado do açúcar no sangue pode ser responsável pelo desenvolvimento da doença renal, o alerta é da Sociedade Portuguesa de Nefrologia (SPN) que pretende consciencializar para as consequências da diabetes tipo 1 e 2 na deterioração da função renal e para a importância do diagnóstico precoce da doença.

“A diabetes mellitus é considerada a causa mais comum da doença renal, sendo a maior parte das insuficiências renais causadas pela nefropatia diabética, uma doença que consiste na alteração dos vasos sanguíneos dos rins e que conduz à perda de proteína através da urina”, refere Fernanda Carvalho, nefrologista e vice-presidente da SPN, acrescentando ainda que “a doença renal na diabetes evolui lentamente ao longo de vários anos, muitas das vezes sem a manifestação precoce de quaisquer sintomas”.

“Aproximadamente 30 a 40 por cento das pessoas com diabetes tipo 1 e entre 10 a 20 por cento das pessoas com diabetes tipo 2 acabam por sofrer uma deterioração da função renal. Nós, enquanto associação, pretendemos consciencializar não só os doentes já diagnosticados, que podem ver a função renal agravar-se devido à diabetes, mas também toda a população para a existência de uma relação entre as duas doenças, salientado a importância de controlar os níveis de açúcar no sangue”, conclui.

Em Portugal, estima-se que cerca de 800 mil pessoas deverão sofrer de doença renal crónica, considerando qualquer uma das suas cinco fases ou estádios de evolução. A progressão da doença é muitas vezes silenciosa, isto é, sem grandes sintomas, o que leva o doente a recorrer ao médico tardiamente, já sem possibilidade de qualquer recuperação.

Todos os anos surgem mais de dois mil novos casos de doentes em falência renal. Em Portugal existem atualmente cerca de 16 mil doentes em tratamento substitutivo da função renal (cerca de 2/3 em diálise e 1/3 já transplantados), e cerca dois mil aguardam em lista de espera a possibilidade de um transplante renal.

A Sociedade Portuguesa de Nefrologia é uma organização de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 1978 que tem por missão, através do desenvolvimento da atividade científica dentro da área da nefrologia, ajudar a prevenir e a curar as doenças renais e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas afetadas de doença renal.

 

Por LPMcom