ESTOIENSES

18:12 - 27/06/2020 FARO
Estoienses, e nesta designação englobo todos os que de alguma forma estão ligados a Estoi, comungam dos seus anseios e gostariam de a ver cultural e socialmente valorizada e sobretudo respeitada.

Ao criar esta página de preservação e divulgação da Cultura e do Património da nossa Aldeia e extinta Freguesia de Estoi, pretendia manter vivo o nosso legado cultural e estimular o sentido de pertença de cada um de nós com os seus concidadãos Estoienses.

A nossa Freguesia era desde a época quinhentista uma paróquia autónoma e orgulhosa das suas raízes. No entanto, as suas origens são ainda mais remotas, o seu património e as suas tradições culturais ainda mostram com clareza a influência que as grandes civilizações europeias tiveram na nossa cultura; nomeadamente a extraordinária manifestação do sentir dos Estoienses, que é a Festa da Pinha.

Estoi merece pela sua história, pela sua cultura e pelo seu património, que preservamos orgulhosamente, maior respeito, para poder definir e estruturar a sua evolução, de forma independente como o fez ao longo dos séculos.

A extinção da nossa Freguesia, que configurou uma enorme injustiça e desrespeito pela nossa identidade cultural e social, pode e deve ser revertida.

O governo atual abriu a possibilidade da restauração da nossa Freguesia, mas é preciso que nos unamos e façamos ouvir a nossa voz, junto de quem terá o poder de decisão: órgãos eleitos e partidos políticos; para que na hora da deliberação seja claro o que os Estoienses desejam.

Chegou o momento de nos unirmos em torno do desígnio de Restauração da Freguesia de Estoi, independentemente das nossas diferenças. Esta luta não é contra ninguém, muito menos contra os nossos vizinhos da Conceição de Faro, com quem sempre tivemos e teremos as melhores relações, esta é uma luta derivada de um imperativo histórico, o da manutenção da nossa identidade.  

É preciso que os Estoienses digam claramente aos decisores que para nós é muito importante que se respeite o testemunho que os nossos antepassados nos transmitiram. Esse legado só está devidamente salvaguardado, quando os destinos da Freguesia de Estoi estiverem unicamente nas mãos dos seus eleitores.

 

Por:  Luís Barriga