Fogo com três frentes ativas no Algarve combatido por 200 operacionais e 11 meios aéreos

18:11 - 06/07/2020 SILVES
Um incêndio com três frentes ativas lavra com grande intensidade numa zona florestal em São Marcos da Serra, no Algarve, estando a ser combatido por 200 operacionais e 11 meios aéreos, indicou fonte da proteção civil.

“Quando foi dado o alerta (14:56), o incendido já tinha uma grande intensidade, estando a lavrar com três frentes com muita intensidade numa zona de mato, eucaliptal e sobreiros, numa orografia complicada, num terreno de difícil progressão e zonas difícil acesso que não facilita o trabalho dos bombeiros” revelou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Algarve.

Apesar de o vento não ser muito intenso, o fogo “está a provocar várias projeções” o que dificulta a tarefa dos 200 operacionais que procuram combater o incêndio que lavra no concelho de Silves, acrescentou.

Segundo a mesma fonte “há muitos meios a caminhos”, numa estratégia concertada para um combate inicial enérgico, numa tarefa que “não se está a revelar fácil”.

De momento “não há relato da existência de pontos sensíveis no terreno”, nomeadamente casas em perigo, mas ainda não foi possível saber a extensão das frentes ou da área ardida.

Segundo os dados disponíveis na página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, às 17:05 combatiam este incêndio 200 operacionais auxiliados por 57 veículos e 11 meios aéreos.

Cerca de 40 concelhos de oito distritos do interior norte e centro e do Algarve - Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança - apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, pelo menos até ao final da semana vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários concelhos do continente por causa do tempo quente.

 

Lusa