FESTA DA ESPIGA é a pré-finalista do Algarve das «7 Maravilhas da Cultura Popular»

18:34 - 06/07/2020 LOULÉ
Decorreu hoje dia, 6 de julho, em Monchique em direto através da RTP 1 e RTP Internacional a apresentação Regional do Distrito de Faro das «7 maravilhas da cultura popular».

Em concurso pelo algarve estavam 7 candidaturas, tendo sido vencedora a candidatura da Festa da Espiga em Salir, Concelho de Loulé.

A Festa da Espiga, concorreu com A Festa da Mãe Soberana, a Cataplana em cobre, as Charolas da Bordeira, a Festa da Pinha, a Procissão da Aleluia e a Destila do Medronho.

Depois da Organização das 7 Maravilhas de Portugal® ter recebido 504 candidaturas ao seu concurso de 2020, dedicado à Cultura Popular, o Painel de Especialistas composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e das 2 regiões autónomas, elegeu 7 patrimónios de cada região, num total de 140 finalistas regionais, que participarão nas respetivas eliminatórias regionais, a partir do dia 6 de julho na RTP1 e RTP Internacional. 

As 20 finais regionais correspondem a 20 programas em direto, a transmitir no mês de julho, a partir dos municípios mais pequenos que estiverem a concurso, onde serão diretamente apurados os 20 vencedores, através do maior número de votos populares.

Segue-se um programa de repescagem, a realizar no dia 16 de agosto, onde o voto popular decidirá quais os 8 repescados, a partir dos 20 segundos classificados nas finais regionais. Estes 28 semi-finalistas serão distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que irão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto.

A 5 de Setembro será efetuada a Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular® – SICAL, no prime-time da RTP.