Na reunião de Câmara realizada na passada 3ªfeira, dia 21 de julho, os vereadores do PS fizeram algumas observações/sugestões e colocaram as seguintes questões ao executivo PSD:
- Elaboração das atas e sua aprovação com atraso superior a um ano, que provocam constrangimentos óbvios para o bom funcionamento do órgão Câmara Municipal.
Necessidade de ser encontrada rapidamente uma solução que coloque em dia esta situação.
- Porque razão o atendimento telefónico na Câmara Municipal não funcionou, ou funcionou de forma deficitária, na última semana?
- Preocupação sobre as limpezas das faixas secundárias dos 10m na rede viária, no âmbito da prevenção de incêndios rurais.
- Questão sobre procedimentos a tomar por parte dos munícipes, interessados na ligação de ramais de abastecimento de água às suas habitações, referente aos novos traçados, nomeadamente o que liga à Umbria e aos Pardieiros.
- Como foi realizada a limpeza da linha de água, junto à fonte santa na Fornalha?
- Ponto de situação do SIADAP 2019/2020, relativo à avaliação dos funcionários do Município.
- No que diz respeito ao teletrabalho, derivado da situação pandémica atual, quantos funcionários municipais estiveram, estão e/ou que vão estar em regime de teletrabalho?
E quais as consequências/constrangimentos desta situação?
- A propósito do programa do Governo, no que concerne aos incentivos à fixação de funcionários públicos no interior ( DL 40/2020 de 17 de Julho de 2020), existem lugares vagos em aberto no quadro de pessoal, que possam vir a ser preenchidos por eventuais interessados?
- Qual foi a razão para terem alterado o horário de transporte para a Ribeira Grande/Foz do Carvalhoso, causando alguns transtornos aos munícipes residentes naquelas zonas do concelho?
- Como está a ser preparado o próximo ano letivo, no que diz respeito aos horários e passes escolares dos alunos matriculados nas escolas localizadas fora do concelho de Monchique?
- Existe Canil Municipal nos terrenos próximos dos armazéns municipais?
Não foi entregue o relatório da participação no programa da RTP «7 maravilhas».
Embora estejamos de acordo, decidimos não participar na votação da proposta sobre o subsídio aos clubes de caçadores existentes no município, para beneficiação da rede viária rural e prevenção de incêndios, porque consideramos que a mesma vinha mal fundamentada. Sem plano de atividades previstas e quantificadas, sem protocolos estabelecidos, inviabilizando que se possam tirar conclusões sobre a execução no terreno, destes apoios públicos.
Sobre a proposta de isenção do pagamento de consumo de água no âmbito da pandemia motivada pelo novo coronavírus covid-19, e atendendo à responsabilidade de nos colocarmos ao lado de soluções que minimizem os efeitos da crise na vida dos munícipes e empresas de Monchique, esta foi discutida, com propostas da nossa parte, que também levou à marcação de uma reunião extraordinária para o efeito, realizada hoje de manhã.
Procuramos ter em conta critérios de justiça social, efeitos na receita do município e a sua aplicabilidade.
Por: Monchique Melhor