Diferentes, sim, mas UNIDOS PELO DESAFIO DA CONSERVAÇÃO

15:54 - 25/08/2020 ALBUFEIRA
À semelhança dos muitos especialistas (profissionais de saúde, investigadores, etc.), que lutam diariamente para encontrar uma cura para a pandemia que enfrentamos hoje - como indivíduos e, de certa forma até como espécie – verdadeira ameaça à nossa própria sobrevivência,

também centenas de espécies de animais que connosco coabitam o planeta Terra contam com os seus próprios heróis: os conservacionistas (biólogos, técnicos zoológicos, veterinários, investigadores, voluntários, etc.) que, um pouco por todo o mundo, trabalham para ganhar a corrida contra a extinção das espécies e dos seus habitats. Um trabalho árduo, 365 dias ao ano, com inúmeros desafios e dependentes de um extenso trabalho de equipa, a nível profissional e comunitário.

Estima-se que existam, atualmente, mais de 32.000 espécies animais ameaçadas de extinção, a maioria devido à perda de habitats, ao aumento da poluição ou à captura e comércio ilegal. O Zoomarine Algarve contribuiu até à data com mais de 60.000€ para os projetos de conservação “in situ” da World Parrot Trust (WPT), unindo esforços na conservação de diversas espécies de psitacídeos (o grupo de aves onde se incluem as araras, papagaios, catatuas, entre outros) um pouco por todo o mundo. Para além da sensibilização realizada através das suas apresentações zoológicas e de programas educacionais, também os visitantes do Zoomarine são embaixadores primordiais para a proteção e conservação das espécies, contribuindo cada vez que visitam o parque através da compra das pulseiras da WPT cujos lucros revertem a favor desta causa.

Enquanto espécie, venceremos com certeza esta batalha contra a pandemia, enquanto seres humanos, devemos ao planeta o devido contributo para que também as mais diversas espécies de psitacídeos possam vencer a sua batalha diária (e que no fundo é de todos nós), para assim continuar a colorir os nossos céus, todos os dias - Porque, JUNTOS PROTEGEMOS!

 

Por: Zoomarine