A Banda Filarmónica de São Brás de Alportel promove este sábado, 3 de setembro,
no Cineteatro São Brás, o I Workshop de Percussão, lecionado por Vasco Ramalho, percussionista e precursor do ensino de percussão na região do Algarve.
O programa tem início pelas 10h00, com o workshop de percussão estando marcada para a parte da tarde uma sessão didática com a apresentação do CD “Essência de Marimba – Fados & Choros” da autoria do formador e lançado em 2017.
O programa culmina, pelas 17h00, numa atuação final ao público apresentada pelos participantes do workshop.
A entrada é gratuita, mas dada a situação de pandemia só será admitida a entrada de 60 pessoas, pelo que é necessário levantar os ingressos na Galeria Municipal de São Brás de Alportel e, no próprio dia do espetáculo, na bilheteira do Cineteatro, a partir das 16h00.
Com este evento pretende a Banda Filarmónica proporcionar um reencontro do professor com antigos alunos e que hoje em dia também são professores, facto que é motivo de orgulho e de sentimento de dever cumprido para o professor Vasco.
É o caso de São Brás de Alportel onde o professor Mauro Mestre é um antigo aluno que agora orienta os alunos de percussão na Filarmónica local.
Além de celebrar os 15 anos de ensino há ainda objetivos pedagógicos e didáticos que visam proporcionar o contacto com diferentes metodologias de aprendizagem musical na percussão e dar a conhecer e introduzir os instrumentos de lâminas da família da percussão (xilofone, marimba e vibrafone) aos alunos participantes e ao público em geral.
O Workshop enquadra-se ainda no âmbito das atividades do projeto “A Banda vai à Escola” que decorre no Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.
A iniciativa, organizada pela Banda Filarmónica de São Brás de Alportel – ACREMS, conta com o apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve e Município de São Brás de Alportel.
Por: São Brás de Alportel