Apelido Torres

18:59 - 25/10/2020 OPINIƃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Torres, segundo o Armorial Lusitano (1987), veio de Espanha em 1528, nas pessoas dos irmãos Afonso e Diogo de Torres. Diogo foi casado com Brites del Castillo (filha de Hermando del Castillo, de Burgos e de Ana Allariz).

Afonso de Torres “o Moço”, filho mais velho do casal, morador em Lisboa, foi fidalgo da Casa Real de D. Sebastião e teve direito a confirmação das armas da família em 1560 (fig. brasão).

Os irmãos Afonso e Diogo, nasceram por volta de 1500, filhos de Fernão de Torres e de Isabel Fernandes, naturais de Córdova.

Fernão foi filho de Diogo de Torres, natural de Toledo e de Joana de Córdova.

Diogo foi filho de Dinis de Portugal y Torres e de Isabel Fajardo Manoel de Leon, naturais de Cinfuentes, Guadalajara, Castela Nova.

Dinis de Portugal, nascido por volta de 1400, filho de Fernando de Portugal e de Maria de Torres (filha de Fernando de Torres de Navarra y Mendes de Biedna e de Agnés de Solier), foi Senhor de Cinfuentes e Comendador de Oreja.

Fernando foi filho de outro Dinis de Portugal e de Joana Henriques de Castilla (filha de D. Henrique II, Rei de Castela e de Juana de Cinfuentes).

Dinis, nasceu em Coimbra, em 1354, filho do Rei de Portugal D. Pedro I e da malograda Inês de Castro (filha de Pedro Fernandes de Castro "o da Guerra" e de Aldonça Lourenço de Valadares).

Vasco Torres foi o mais antigo do apelido encontrado em Loulé. Foi nomeado carcereiro da prisão e cadeia á data de 1494, recebendo o ordenado de seis mil reais por ano… e ferros em abastança para os presos. A 1ª presa foi uma moura fugida de nome Fotos - Actas de Vereação.

Provável descendente de Vasco, Vicente? de Torres era de Alte, nasceu em cerca de 1535 e foi casado com Guiomar Vicente. Foram pais de João Vicente, nascido em 1589 e casado com Vicência Nunes, também de Alte…

Considerando que a ascendência masculina dos Torres vem do Rei D. Pedro I (5º neto de D. Afonso Henriques), será de esperar que sejam portadores do haplogrupo masculino Y-R1b-S21, muito frequente nos países de línguas germânicas…