CINEMA PARA A INFÂNCIA DÁ O ARRANQUE À PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO NO AUDITÓRIO MUNICIPAL DE ALBUFEIRA

09:41 - 31/10/2020 ALBUFEIRA
O projeto «Central Artes – Programação Cultural em Rede», uma iniciativa conjunta de cinco municípios do Algarve Central (Loulé, Albufeira, Faro, Olhão e Tavira)

no seguimento da candidatura realizada ao CRESC Algarve 2020 (Programa Operacional Regional do Algarve), passa por Albufeira a 25 e 28 de novembro.

No dia 25 de novembro (quarta-feira) realizam-se dois Workshops intitulados «Pinto-me dançando», que têm como fonte de inspiração o Ballet Wanze Ramirez e as danças tradicionais do Algarve.

A primeira sessão, que decorre das 10h00 às 12h00, é dedicada ao público infantil, crianças dos 6 aos 10 anos (participação máxima de 10 crianças).

A segunda sessão do Workshop dirige-se ao público adulto (participação máxima de 10 pessoas) e está agendada entre as 16h00 e as 18h00.

Para 28 (sexta-feira) estão previstos mais dois momentos culturais, um Workshop de Cante Alentejano e um concerto, ambos sob a responsabilidade de Celina da Piedade, um dos maiores ícones da World music nacional no feminino.

O Workshop de Cante Alentejano, pelas 17h00, com duração de duas horas, destina-se a maiores de 17 anos e tem capacidade máxima para 15 pessoas.

O Cante Alentejano é uma prática vocal polifónica do sul de Portugal, reconhecida como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2014.

Sempre serviu de veículo de expressão a uma forte consciência social. Ao mesmo tempo trata-se de uma prática que, pelo seu carácter coletivo e voluntário, ajuda a manter acesa, dentro das comunidades em que está inserido, a noção de que a coesão (de todas as vozes) é essencial à manutenção do tecido social.

Celina da Piedade tem dedicado muito do seu trabalho à investigação e divulgação do património musical alentejano.

Nesta oficina irá dar a conhecer algumas das muitas «modas» que constituem o cancioneiro alentejano, mostrar as principais características musicais e poéticas desta prática vocal e acima de tudo fazer com que todos experimentem com as suas vozes, unidas, a força do Cante.

Para participar, os interessados devem enviar inscrição para: leonor.guerreiro@cm-albufeira.pt (mais informações: 289 246 948| 289 599 645.

No mesmo dia, pelas 21h30, Celina leva até ao Auditório Municipal de Albufeira um concerto, em formato trio: Celina da Piedade (voz e acordeão), Sofia Neide (contrabaixo e voz) e Filipa Ribeiro (percussões e voz).

Quem já viu Celina Piedade em concerto reconhece-lhe o imenso carisma. «Celina da Piedade tem levado o seu acordeão e a sua voz até aos mais diferentes contextos, algures entre as formas e cores tradicionais, em viagens pelas memórias da música de raiz portuguesa e um sentir mais moderno e universalista. Desenha uma música cheia de alma e personalidade, que, em palco, ganha com a sua formidável presença», motivos mais que suficientes para não perder este espetáculo que promete ser memorável.

A participação no concerto é gratuita, mas sujeita à lotação da sala. As entradas devem ser adquiridas no Auditório Municipal no próprio dia do espetáculo, das 20h00 às 21h00. Para mais informações, ligar para os telefones: 289 246 948| 289 599 645.

 

Por: CM Albufeira