Nutricionistas discutem prevenção e tratamento dos problemas ligados ao álcool

09:05 - 13/11/2020 SAÚDE
Consumo de álcool é um dos principais fatores de risco para a carga de doença e perda de qualidade de vida ao nível nacional

A Ordem dos Nutricionistas dinamiza, esta sexta-feira, dia 13 de novembro, o curso «Nutrição e Problemas ligados ao álcool», uma iniciativa que pretende ser um momento de atualização de conhecimentos, mas também promover a reflexão e o debate sobre o papel dos nutricionistas e da nutrição nos problemas ligados ao álcool.

Em Portugal, de acordo com os últimos dados do estudo Global Burden of Disease, o consumo de bebidas alcoólicas é um dos principais fatores de risco que contribuem para a perda de anos de vida saudáveis na população portuguesa.

O curso, que tem início pelas 10h00 e termina pelas 17h00, tem como principal objetivo a atualização de conhecimentos dos nutricionistas, tanto ao nível da prevenção, como do tratamento dos problemas ligados ao álcool, explorando igualmente a abordagem multidisciplinar a estes problemas.

Conta com um painel vasto de profissionais de saúde, com trajetória profissional e académica na área: nutricionistas, médicos, psicólogos, sociólogos e assistentes sociais.

De destacar a presença de Carla Lopes, nutricionista do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, que irá abordar o impacto do consumo de bebidas alcoólicas na saúde da população; e de João Breda, nutricionista da Organização Mundial da Saúde (OMS), Diretor do Gabinete Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças Não Transmissíveis, que irá apresentar a estratégia global para a redução do consumo de álcool.

«Sabemos que o consumo de bebidas alcoólicas é um dos principais fatores de risco para a carga de doença e perda de qualidade de vida a nível nacional.

É com o objetivo de atuarmos ao nível da prevenção e, também, do tratamento dos problemas ligados ao álcool, que organizámos esta iniciativa.

 Pretendemos melhorar a formação, a qualificação e o modo de atuação dos nutricionistas no domínio dos problemas ligados ao álcool, assentando a nossa atuação numa abordagem comunitária ou individualizada, de acordo com o nível de atuação, mas sempre numa lógica multidisciplinar, com a articulação dos diferentes profissionais e estruturas que lidam com este problema», defende Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas.

Recorde-se que a Ordem dos Nutricionistas integra o Fórum Nacional de Álcool e Saúde (FNAS), uma plataforma que pretende assegurar, através de ações de todas as partes interessadas, a minimização dos problemas ligados ao consumo nocivo de álcool, no contexto do Plano Nacional para a Redução dos Comportamentos Aditivos e Dependências.

O curso «Nutrição e Problemas ligados ao álcool» é gratuito e exclusivo para nutricionistas e será transmitido online para todos os que se tenham inscrito através do website (www.ordemdosnutricionistas.pt).

 

Por: Media Tailers