LOULÉ TESTA 400 PESSOAS NUM DIA E INTENSIFICA MEDIDAS CONTRA A COVID-19

08:57 - 13/01/2021 LOULÉ
A Câmara Municipal de Loulé está a reforçar as medidas de combate à pandemia, numa altura em que, à semelhança do que acontece em todo o território nacional, o concelho regista um aumento do número de casos de COVID-19, passando a figurar no mapa dos concelhos de risco elevado.

Por forma a responder às situações que vão surgindo, a Autarquia acompanha de perto o evoluir da situação, quer através do Gabinete Gestão de Crise COVID-19, que continua a reunir quatro vezes por semana, quer da Comissão Municipal de Proteção Civil que, todas as quintas-feiras, faz a análise e delibera novas medidas para mitigar o impacto da doença na saúde pública em Loulé.

A Autarquia tem promovido rastreios semanais à doença por amostragem em 11 estruturas residenciais para idosos com menos de 50 utentes, numa parceria entre a Câmara Municipal de Loulé, as IPSS e o Algarve Biomedical Center (ABC). Já nas três instituições louletanas com mais de 50 utentes os rastreios são realizados pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em parceria com o ABC.

Só esta terça-feira, dia 12 de janeiro, foram realizados no concelho de Loulé perto de 400 testes em diversas frentes, nomeadamente no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, na aldeia da Cortelha, junto da comunidade escolar e em resposta a demais necessidades identificadas.

Vários equipamentos de apoio à prevenção e tratamento de casos de COVID-19, bem como de assistência à campanha de vacinação, estão já operacionais: uma Área dedicada a Doentes Respiratórios (ADR) onde se podem fazer testes do SNS, fazer vacinação e ter acesso a consultas, e duas Zonas de Apoio à População. A Câmara está igualmente a apoiar o reforço da Unidade de Saúde Pública de Loulé e a levar a cabo novas ações de desinfeção e higienização de infraestruturas onde há registo de novos casos.

Como complemento ao “Drive-Thru” instalado no Parque das Cidades, os utentes que tenham os códigos para a realização de testes PCR à COVID-19 podem proceder à marcação de teste naquela ADR, através do seguinte endereço de e-mail: colheitas.adrloule@arsalgarve.min-saude.pt

Com o foco nas zonas do interior do concelho, onde vivem muitos idosos, foi reativado o programa Geo-Emergência (normalmente usado para a época de incêndios florestais) e foram retomadas as campanhas de sensibilização da população em conjunto com a GNR, Bombeiros Municipais e Serviços de Proteção Civil Municipal.

Com vista a uma participação segura nas eleições presidenciais de 24 de janeiro, a Câmara Municipal de Loulé está ainda a promover visitas técnicas a todos os locais de voto no concelho. E mantém ativas as linhas telefónicas Loulé Solidário (800 289 600) e AME – Apoio Médico Escolar (707 027 070).

 

Estas são, em detalhe, algumas das medidas implementadas em Loulé:

 

Equipamentos disponíveis para apoio prevenção e combate à Covid-19 e reforço da Unidade de Saúde Pública de Loulé

1- Área dedicada a Doentes Respiratórios de Loulé (ADR): estrutura instalada pela Autarquia e onde, desde a semana passada, já foram vacinados 205 profissionais de saúde e, a partir desta terça-feira, 12 de janeiro, abrem consultas para utentes com sintomas compatíveis com infeção pelo vírus SARS-Cov-2.  Usado ainda como centro de testes e espaço de implementação do plano de vacinação COVID-19. Prevê-se que o concelho de Loulé venha a ter três pontos fixos de vacinação. Como complemento ao “Drive-Thru” instalado no Parque das Cidades, os utentes que tenham os códigos para a realização de testes PCR à COVID-19 podem proceder à marcação de teste neste local, através do e-mail: colheitas.adrloule@arsalgarve.min-saude.pt;

2- Zonas de Apoio à População (ZAP): uma foi ativada no “Ginásio dos Espanhóis” e outra reativada no Pavilhão Municipal. Esta última tem capacidade inicial de 32 camas (podendo chegar às 40);

Unidade de Convalescença de Loulé: 40 utentes e profissionais de saúde vacinados esta terça-feira, dia 12 de janeiro;

Reforço da equipa da Unidade de Saúde Pública de Loulé: cedidas salas no Pavilhão Desportivo Municipal para instalar médicos internos de Saúde Pública que vão reforçar a capacidade instalada do concelho.

 

Apoio à população do interior do concelho:

Programa Geo-Emergência: reativado programa habitualmente usado na deteção de fogos florestais, aplicando-a às necessidades de combate à pandemia, no sentido de verificar necessidades da população do interior do concelho, maioritariamente composta por idosos, alguns em situação de isolamento;

Ações de sensibilização: início esta segunda-feira, 11 de janeiro, de ações de no interior do concelho com equipas multidisciplinares entre GNR, Bombeiros Municipais e Serviço Municipal de Proteção Civil.

 

Intervenção em estruturas residenciais para idosos e ações de testagem junto da população:

No Lar do Ameixial houve reforço de recursos humanos com seis pessoas de ação direta e uma pessoa de serviços gerais e têm sido feitos os rastreios semanais;

No Lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, ao abrigo do programa MARES, foram destacadas 17 pessoas para trabalhar no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Loulé;

Na Cortelha, aldeia da freguesia de Salir, foram realizados pela Saúde Pública perto de 54 testes na comunidade para travar as linhas de contágio;

Na cidade de Quarteira, no Bairro da Amendoeira, foi preparado com a Saúde Pública, representada na pessoa do delegado de Saúde, um plano de testagem a esta comunidade para identificar se existem mais casos positivos.

 

Ações de desinfeção e higienização:

Instalações e veículos: higienização de instalações onde foram identificados casos positivos, sejam escolas, IPSS, locais de testagem, instalações municipais ou outras, além de viaturas dessas mesmas entidades.

Linhas telefónicas de apoio à população:

Linha Loulé Solidário: mantém-se ao dispor de todos os cidadãos que necessitem de ajuda, social, psicológica ou outra, através do número 800 289 600;

Linha AME - Apoio Médico Escolar: criada a pensar nas necessidades da comunidade educativa, em parceria com o ABC, disponível através do 707 027 070.

 

Apoio à realização das eleições presidenciais de 24 de janeiro:

Preparação do ato eleitoral: visitas técnicas a todos os locais de voto no concelho para garantir condições de segurança sanitária à votação. Devido à mudança de local de voto na freguesia de S. Clemente, está a ser preparado um autocarro dos transportes urbanos para que esses eleitores possam ser transportados até à Escola Padre Cabanita e, aí, exercer então o direito de voto.

 

Reuniões e monitorização permanente da situação:

Gabinete de Gestão de Crise COVID-19 (GGC): reuniões quatro vezes por semana;

Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC) – reuniões todas as quintas-feiras.

 

MAIS INFORMAÇÕES EM:

http://covid19.cm-loule.pt/

 

CML/GAP /RP