DECO informa sobre... fatura de eletricidade

16:47 - 18/01/2021 OPINIÃO
«Na nossa casa, a fatura da eletricidade é sempre muito elevada, temos tentado diminuir o consumo de energia, comprando eletrodomésticos mais eficientes. No entanto, não estamos a conseguir.»

A DECO INFORMA…

 

Fazer com que a fatura da eletricidade baixe é um desafio para muitos portugueses, já que esta é uma elevada despesa a ter em conta no final do mês. Muitas pessoas optam por comprar eletrodomésticos mais eficientes, numa tentativa de baixar o consumo de energia, mas nem sempre surte efeito. Porquê? Devido ao efeito ricochete ou ‘rebound’.

Na verdade, não basta ter equipamentos eficientes, é também necessário adotar comportamentos eficientes, mesmo depois de implementar medidas de eficiência energética, como comprar eletrodomésticos mais eficientes, para que o consumo diminua.

Vejamos: ao instalar uma lâmpada LED, que é mais eficiente, muitos consumidores acabam por deixar as luzes acesas com mais frequência do que antes. Este novo comportamento levará a um aumento do consumo de energia e a uma redução das poupanças esperadas com a aquisição da lâmpada. A ideia de eficiência da lâmpada pode levar, inconscientemente, a gastar mais, além do investimento feito.

Compra uma máquina de lavar roupa energeticamente eficiente. Sabendo que este é um eletrodoméstico eficiente, decide colocá-la a trabalhar de dois em dois dias com pouca roupa. Desta forma, acaba por gastar mais energia e lá se vai a poupança!

Portanto, fique atento para não deixar escapar as poupanças que obtidas com a melhoria da eficiência energética da sua casa, com a compra de mais equipamentos que gastam energia ou com a utilização intensiva e desnecessária dos novos equipamentos, só porque são eficientes.

Equipamentos eficientes necessitam de comportamentos eficientes. E às vezes bastam gestos simples para termos mais poupanças!