Rui Oliveira terceiro na prova de scratch | Troféu Internacional Litério Marques

00:02 - 20/12/2014 DESPORTO
Rui Oliveira, terceiro classificado na corrida de scratch em elite, alcançou hoje o melhor resultado da Seleção Nacional/Liberty Seguros no arranque do Troféu Internacional Litério Marques, que decorre, até domingo, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia.

O primeiro pódio de Rui Oliveira numa corrida internacional de elite resultou do trabalho coletivo. O irmão gémeo, Ivo Oliveira, foi um dos corredores mais ativos na fase inicial da prova, acelerando a corrida para que o ritmo se mantivesse alto. Miguel Amorim trabalhou do meio para o fim, perseguindo algumas fugas mais perigosas, tendo ainda capacidade para ajudar à colocação de Rui Oliveira nas voltas finais.

“A este nível, melhor era impossível. Nós e a Polónia controlámos a prova praticamente toda. Sem o esforço de todos este resultado não era possível. Mas mais importante do que o resultado é o facto de termos demonstrado que estamos a ganhar maturidade e experiência”, comentou Rui Oliveira.

A corrida foi ganha por Adrian Telinski (Polónia), seguido pelo checo Jiri Hochmann (Team Dukla Praha). Além do terceiro lugar de Rui Oliveira, destaque para o sexto posto do campeão nacional de elite, João Matias (OFM-Quinta da Lixa). Miguel Amorim foi nono, Nelson Silva (Anicolor) foi 11.º, Ivo Oliveira foi 15.º, enquanto Pedro Brás (OFM-Quinta da Lixa) e Hugo Brito (Maia/Bicicletas Andrade) não terminaram a corrida.

A final direta de scratch feminino foi conquistada pela jovem promessa Soline Lamboley França), que, em julho passado, nesta mesma pista, conseguiu a medalha de bronze no Europeu júnior, na disciplina de omnium. No segundo posto colocou-se a veterana espanhola Leire Olaberria (Donosti Berri), detentora de um impressionante palmarés, com medalhas olímpicas e mundiais. No terceiro lugar ficou a checa Lucie Zaleska (Team Dukla Praha). Daniela Reis (Acreditar/AC Malveira) foi 12.ª e última.

Hoje também se disputaram as eliminatórias de velocidade. No setor masculino, Pedro Brás foi o 14.º classificado, em 16 participantes, passando aos oitavos de final, sendo eliminado nesta fase. Daniela Reis avançou para os quartos de final, marcados para amanhã.

O programa desta sexta-feira atrasou-se, devido à chegada tardia da seleção britânica, não tendo ainda começado a primeira das duas séries de apuramento para o omnium de elite masculina. Prevê-se que o primeiro dia de competição termine cerca das 21h30.

O Troféu Internacional Litério Marques continua neste sábado, com provas entre as 10h00 e as 14h00 e entre as 17h00 e as 19h40. De manhã arranca o concurso de omnium, disputam-se eliminatórias de velocidade e as finais diretas de contrarrelógio para juniores. À tarde termina a competição de velocidade para elite, continuam as provas de omnium e disputam-se as finais diretas de pontos para juniores.

 

Por: Federação Portuguesa de Ciclismo