Teletrabalho: atividades de «teambuilding» para reforçar o espírito de equipa

09:56 - 28/01/2021 NACIONAL
O espírito de união e entreajuda é mais importante que nunca, numa altura em que se enfrenta o segundo confinamento.

teletrabalho veio para ficar, mas também veio pôr à prova a capacidade das equipas se relacionarem à distância. E a verdade é que o espírito de união e entreajuda é mais importante que nunca, numa altura em que se enfrenta o segundo confinamento, com a maioria das pessoas a acusar sinais de ansiedade e stress. Mas há algumas atividades de “teambuilding” virtuais que podem proporcionar momentos divertidos, fortalecendo os laços entre as equipas.

A Stars Insider reuniu um conjunto de atividades que apelam à conexão humana, benéficas para o bem-estar emocional entre colegas. Eis alguns exemplos:

·         Jogo perguntas e respostas

Quem se lembra do jogo do stop? Esta pode ser uma opção, mas há muitas outras. Algum membro da equipa também pode ficar responsável por preparar um questionário criativo sobre cada um (com dados e curiosidades divertidas) para que os outros tentem adivinhar de quem se trata. Uma espécie de “quem é quem” dos tempos modernos.

·         Fazer exercício em equipa

Fazer uma aula em conjunto é uma boa maneira de se manterem ativos, por exemplo.

·         Mais jogos

Uma ideia engraçada poderá passar por alguém gritar o nome de um objeto. A primeira pessoa que aparecer em frente à câmara com ele, ganha.

Outro exemplo: todos os dias há uma palavra na lista negra que ninguém pode dizer. Quem falhar, perde pontos.

·         Clube de leitura

Definir um livro por mês, para depois se debaterem ideias entre todos.

·         Concurso de caricaturas

Cada membro da equipa terá de desenhar o outro. E depois todos terão de tentar adivinhar quem é. Será um momento divertido – sobretudo proporcionado por aqueles que têm poucos dotes para o desenho.

·         Conversar (simplesmente)

É algo aparentemente tão simples, mas muitas vezes ignorado. Conversar alguns minutos (sobre temas que não sejam de trabalho) pode ser uma boa forma de promover o bem-estar. Uma oportunidade para desabafar, criar laços e que pode ajudar quem está mais sozinho.

·         Visita virtual à casa

Se houver confiança e à vontade para isso, fazer uma espécie de tour à casa pode ser uma boa forma de quebrar o gelo e promover algumas gargalhadas.

·         Happy hour virtual

Combinar todas as sextas-feiras um “saída” virtual para fazer um brinde.

 

Por: Idealista